domingo, 29 de maio de 2016

Opinião: Na Sombra da Minha Irmã

Título Original: The Opposite of Me (2010)
Autor: Sarah Pekkanen
Tradução: Marta Mendoça
ISBN: 9789898831910
Editora: TopSeller (2016)

Sinopse:

Lindsey e Alex são irmãs gémeas. Partilham o mesmo dia de nascimento, os mesmos genes, e ainda assim não poderiam ser mais diferentes.
Em criança, Lindsey sempre teve de lutar para evitar ser eternamente a segunda. Por isso, quando aos vinte e nove anos, depois de dedicar a sua vida ao trabalho e carreira, está finalmente prestes a obter uma grande promoção, ela acredita ter conseguido ser a primeira em algo. Mas numa noite devastadora, devido a um golpe baixo de uma colega e muito champanhe, ela perde o seu sonho.
Deixando para trás a brilhante Manhattan, ele volta para casa dos pais no Maryland, onde a aguarda uma amarga surpresa: Alex, de facto, não só se vai casar com o Sr. Perfeição, mas flerta descaradamente com o amigo de infância de Lindsey, o único que sempre preferiu a irmã menos encantadora.
É como se o mundo desabasse pela segunda vez em poucos dias; mas um novo emprego e um encontro inesperado irá permitir a Lindsey reconstruir o relacionamento com Alex e descobrir um lado de si mesma que ela nunca teria imaginado.

Opinião:

Que surpresa boa! Comecei a ler Na Sombra da Minha Irmã por ter ficado interessada na premissa geral que é apresentada na sinopse, e que fala sobre competição entre duas irmãs, mas fiquei muito satisfeita por perceber que Sarah Pekkanen aborda outros temas com os quais me identifiquei.

Lindsey é a protagonista desta história. A autora faz com que esta figura passe por uma grande transformação ao longo da trama, sendo que este processo acontece de forma natural e, por isso, não foi com estranheza que percebi que a Lindsey do fim da trama não era a mesma da do início. Com esta mudança, a autora levou-me a pensar que é praticamente impossível seguir um plano de vida à risca e que aquilo que consideremos uma falha poderá vir a tornar-se numa nova e grande possibilidade.

Gostei muito de acompanhar os pensamentos desta protagonista. Apesar de nem sempre concordar com ela e de, por vezes, a achar demasiado obcecada com certos assuntos, a verdade é que ela tem uma personalidade muito cativante. Não é uma mulher que se considere divertida, mas as suas observações sobre as próprias desgraças fizeram-me rir. É também alguém que se vê num nível abaixo de todos os outros e, por isso, não consegue fazer brilhar os seus pontos fortes nem aproveitar as oportunidades que vão surgindo. Isto é um reflexo do que Lindsey sentiu ao longo de toda a sua vida, uma vez que se viu sempre em comparação com a sua irmã.

No início, Alex, a irmã gémea de Lindsey, é apresentada de acordo com a visão que a protagonista tem desta personagem. Desta forma, é possível perceber que Alex sempre foi a pessoa que Lindsey desejava ser: linda, popular, feliz, otimista, bem-sucedida. A protagonista vê-se como o oposto da sua gémea e, como tal, os seus comentários sobre ela são sempre feitos com um misto de aversão e admiração. A certo ponto na narrativa, Alex surge e as ideias que foram inicialmente transmitidas foram confrontadas com aquilo que observei. Assim comecei a perceber que a relação destas duas personagens é muito mais complexa e isso fez-me ter vontade de compreender a verdade dos dois lados. Afinal, numa história existe sempre mais do que uma versão.

Ainda que indireto, o confronto entre as duas irmãs é evidente. Porém, percebe-se que Lindsey está demasiado focada em repreender Alex para ver quem ela realmente é. Para intensificar este ideia, a autora introduz uma outra personagem para criar uma espécie de triângulo e fazer com que a protagonista se depare com outro insucesso. Achei que isto poderia ter sido feito de uma forma um pouco mais original, mas ainda assim gostei do resultado final deste problema para as duas gémeas.

O desenrolar da narrativa é rápido, com duas reviravoltas mais marcantes. A primeira faz Lindsey cair, a segunda leva-a a reerguer-se e a perceber quem realmente é e o que deseja. Ao mesmo tempo que esta última fase acontece, também a visão da protagonista relativamente à sua irmã muda. Desta forma, a autora mostra-nos que ao aceitarmos quem somos, com todas as nossas qualidades e defeitos, passamos a ver os outros com maior realismo e a sensação de inferioridade desaparece.

Leve e divertido, Na Sombra da Minha Irmã consegue ainda ter uma mensagem bastante forte. É um livro com direito a momentos de autoconhecimento, humor, ternura, amor, queda e superação. Sarah Pekkanen volta a provar que consegue criar personagens que parecem reais e histórias que cativam. Uma leitura que recomendo!

Sem comentários: