segunda-feira, 28 de março de 2016

Opinião: Bando de Corvos (Os Outros #2)

Título original: Murder of Crowns (2014)
Autor: Anne Bishop
Tradução: Luís Santos
ISBN: 9789896379209
Editora: Edições Saída de Emergência (2016)

Sinopse:

Ninguém tem a capacidade de criar novos mundos como Anne Bishop, autora bestseller do The New York Times. Nesta nova série somos transportados para um mundo habitado pelos Outros, seres sobrenaturais que dominam a Terra e cujas presas prediletas são os humanos. Depois de conquistar a confiança dos Outros que habitam Lakeside, Meg Corbyn teve alguma dificuldade em perceber o que significa viver entre eles. Como humana, Meg deveria apenas ser tolerada como presa, mas os seus dons como cassandra sangue tornam-na algo mais. A aparição de duas drogas aditivas foi a faísca que desencadeou a violência entre os humanos e os Outros, resultando em mortes para ambas as espécies nas cidades limítrofes. Quando Meg tem um sonho sobre sangue e penas negras na neve, Simon Wolfgard – o líder metamorfo de Lakeside – pergunta-se se a profetisa de sangue sonhou com o passado ou uma ameaça futura. À medida que as profecias se revelam a Meg, cada vez mais intensas e dolorosas, as intrigas adensam-se em Lakeside. Agora, os Outros e o punhado de humanos que aí residem terão de reunir forças para parar o homem que se assume como o verdadeiro profeta de sangue – e extinguir o perigo que ameaça destruir todos os clãs.

Opinião:

Sou fã de Anne Bishop e estava ansiosa por começar a ler Bando de Corvos. Adorei ler Letras Escarlates (opinião aqui), o primeiro volume desta saga. e por isso foi com grandes espetativas que voltei e entrar neste mundo com tantas semelhanças e diferenças ao nosso e que reencontrei estas personagens. Porém, logo ao início, percebi que esta experiência de leitura iria ser muito diferente do que estava à espera.

Ao contrário do que aconteceu em Letras Escarlates, desta vez não me senti cativada pela história. Não existiu um novo elemento que me chamasse a atenção e por diversas vezes dei por mim a distrair-me. Era com facilidade que largava o livro e em muitas situações tive oportunidade de retomar a leitura e preferi não o fazer. Penso que tal aconteceu por o factor novidade ter desaparecido e, principalmente, por muitas ideias terem surgido de forma repetitiva. Além disso, não senti o perigo que era suposto, pois tinha a certeza que tudo se iria resolver.

O desenvolvimento do enredo está aborrecido e pouco interessante. A ação é muito lenta e em muitos momentos surgem poucas ideias novas, o que é pouco estimulante. Começa-se a introduzir uma noção de romance, mas não se trata de algo que nos faça suspirar. Isto acontece porque a ligação entre as duas personagens é apresentada com alguma infantilidade, o que é estranho tendo em conta que envolve um ser que está muito ligado aos seus instintos primitivos.

Relativamente às personagens, senti que houve uma evolução muito pequena neste campo. Continuo a gostar de Meg, mas desta vez custou-me mais a aceitar a sua faceta tão inocente. Ela já passou por tanto e já conhece melhor o mundo, por isso seria de esperar que começasse a encarar alguns factos de uma forma diferente do que fazia no primeiro livro e a deixar de se comportar tanto como uma menina e mais como uma mulher. Porém, continua a ter a minha simpatia. Já Simon apresenta um maior desenvolvimento, mas tal levou-o a cair num cliché (algo que não tinha acontecido antes e que tinha merecido o meu elogio). Curiosamente, acho que desta vez Simon foi a força motriz da obra, mais do que Meg. Tive pena que as outras figuras pertencentes aos Outros fossem tão pouco exploradas.

O final é o ponto mais interessante de toda a narrativa. É nesse momento que se sente que realmente aconteceu algo. É um momento que capta a atenção, mas que não deixa de ser previsível. Porém, fico com a sensação que tudo aconteceu nas últimas páginas e que tal foi apresentado um pouco à pressa. Teria sido mais estimulante explorar mais esse lado e menos a encomenda de biscoitos de cão, por exemplo.

Se Letras Escarlates cativa e surge com uma trama fascinante, Bando de Corvos desilude. É o repetir de muitas ideias com pouco desenvolvimento. Gostaria que os Intuits tivessem tido um foco diferente e que fosse possível assistir ao amadurecimento das personagens principais. Anne Bishop consegue transmitir bem a ideia de xenofobia e do terror aliado à ignorância, mas podia ter voltado a apresentar tais conceitos de uma forma mais aliciante e onde a noção de perigo parecesse mais real ao leitor. Espero, sinceramente, que o próximo volume tenha um nível mais próximo do primeiro, pois caso contrário vou ponderar se vale a pena acompanhar esta saga.

Outras opiniões a livros de Anne Bishop:
A Voz
Os Pilares do Mundo (Trilogia dos Pilares do Mundo #1)
Luz e Sombras (Trilogia dos Pilares do Mundo #2)
A Casa de Gaian (Trilogia dos Pilares do Mundo #3)
Ponte de Sonhos (Efémera #3) 
Letras Escarlates (Os Outros #1)

Sem comentários: