quarta-feira, 26 de março de 2014

Opinião: Enciclopédia da Estória Universal Vol. 1 – Recolha de Alexandria

Autor: Afonso Cruz 
ISBN: 9789896721343
Editora: Alfaguara (2012)

Sinopse:

Este é um livro de factos - e de ficções, burlas, citações - esquecidos ou ignorados pela História e Este primeiro volume da «Enciclopédia da Estória Universal», entre várias citações, curiosidades, mitos e anedotas orientais, inclui ainda entradas sobre monges que vivem pendurados em enormes prateleiras de livros e que nunca tocam no chão; diz-nos que Alice no País das Maravilhas nasceu de uma enxaqueca; conta a história do sultão Osman III, que abominava música e mulheres; e narra episódios da vida de Umit Arslan, o governador otomano que tinha fama de comer leões. Num tom, por vezes solene, outras irónico, mas sempre lúdico, esta enciclopédia revela-nos toda a História que a História esqueceu ou ignorou.

Opinião:


Original, cativante e impressionante. A Enciclopédia da Estória Universal – Recolha de Alexandria, de Afonso Cruz é um verdadeiro mimo.

Organizado por ordem alfabética, o autor apresenta um conjunto de estórias e de citações que embalam o leitor e o levam a ler mais uma e mais uma e mais uma, até ao momento em que chega ao final do livro a desejar encontrar mais páginas.

Mas os factos apresentados são reais ou ficção? A dúvida acompanha a leitura, até a um ponto em que não esta já não é importante, uma vez que a mensagem por trás de cada um destes relatos é assimilada.

A escrita é fácil de acompanhar, o grafismo é agradável e convidativo. Os temas são de interesse geral, expostos em diferentes formas, uns com um teor mais sério (será?), outros repletos de humor ou de ironia. Existem ainda aqueles que nos tocam de forma especial, talvez não por serem novidade, mas pela nova forma em que estão apresentados. Entre conversas com figuras históricas e viagens por locais imaginários, esta é uma obra de grande interesse e que deveria ser tida em atenção por todos. Aconselho.

Sem comentários: