sábado, 28 de julho de 2012

Opinião: A Maldição do Tigre (Saga do Tigre #1)

Autor: Colleen Houck
Título Original: Tiger's Curse (2011)
Tradução: Maria de Almeida
ISBN: 9789720043719
Editora: Porto Editora (2012)

Sinopse:

De férias de verão, Kelsey Hayes decide procurar um trabalho temporário, antes de entrar na faculdade. Na agência a que se dirige, recebe a proposta de estar duas semanas num circo, onde terá de ajudar na venda de bilhetes, na arrumação do espaço e nos cuidados de um incrível tigre branco. Se estas tarefas pareciam ser uma grande aventura, Kelsey nem imagina o que irá viver.

No circo, sente-se imediatamente atraída pelo majestosos felino. Quando um estranho homem faz uma oferta pelo tigre, Kelsey sente-se triste por ter de ver o animal partir, mas é surpreendida com o convite de o acompanhar à reserva natural que o vai abrigar.

Contudo, a meio desta viagem, Kelsey vai descobrir que o tigre pelo qual sente tanto afeto é, na verdade, Alagan Dhiren Rajaram, um príncipe indiano que foi vitima de uma maldição. A jovem norte-americana fica determinada a desenvolver a humanidade ao monarca e embarca numa aventura cheia de perigos e muito misticismo.

Opinião:

"A Maldição do Tigre" é o primeiro livro de uma saga composta por cinco volumes. Como tal, Colleen Houck faz-nos uma introdução deste seu mundo e personagens e deixa adivinhar que ainda há muitas aventuras a viver através das suas tramas.

Kelsey é a protagonista. Jovem inteligente, independente e de grande coração, foi obrigada a crescer depressa desde a morte dos pais. Acolhida por uma família simpática , gosta de ajudar os outros, mas sente falta de um amor maior. Quando descobre que o tigre por quem se afeiçoo é um homem amaldiçoado há mais de 300 anos,  sente uma forte necessidade de ajudar a reverter o feitiço. Contudo, os seus sentimentos vão despoletar e servir como obstáculo nesta missão, mas a verdade é que o pragmatismo da protagonista a vai fazer colocar tudo de parte por um bem maior. A personalidade de Kelsey e o seu humor sarcástico fazem com que seja fácil o leitor gostar dela.

Com o avançar da leitura, a autora transporta-nos para a Índia mística. As descrições fazem imaginar, com facilidade, os cenários exuberantes, quer sejam de densas florestas habitadas por animais perigosos ou as cidades exóticas e coloridas. A alimentação e costumes não foram colocados de parte e, o mais interessante acaba por recair nas muitas histórias e lendas locais, que embelezam a narrativa ao fundirem-se com a missão dos nossos heróis.

As aventuras são muitas e, em certos momentos, fazem lembrar os filmes de Indiana Jones. As personagens passam por grandes templos escondidos, descobrem passagens secretas, vêem-se perseguidas por  criaturas que julgavam não serem reais, fogem de lanças envenenadas que surgem de paredes, saltam por cima de grandes fossos, tentam desvendar mistérios ancestrais, e muito mais.

Existe também um indício de um triângulo amoroso, o que pode não ser bem aceite. Kelsey, tal como tantas protagonistas de outras obras de fantasia recentes é a jovem comum que se vê disputada por dois homens extremamente belos e dotados de grandes qualidades. Contudo, no final da leitura, a autora surpreende ao mostrar que a sua protagonista não se deixa simplesmente levar por romantismos fáceis.

Uma leitura interessante que faz ansiar pelos próximos volumes, afinal, parece que existem maiores perigos a serem enfrentados e o leitor vai desejar saber qual vai ser o futuro destas cativantes personagem.

Nota: 
A Porto Editora optou por utilizar a imagem da capa original de "A Maldição do Tigre". Como tal, mostro-vos as três outras capas do próximos três volumes para ficaram com uma ideia de como vão ser as respetivas edições portuguesas: 

Segundo, terceiro e quarto volumes desta saga


O quinto e último volume tem publicação prevista para 2013.

4 comentários:

addle disse...

Desde que ouvi falar deste livro tenho estado muito curiosa para o ler, e fico bastante feliz que a Porta Editora tenha decidido trazer esta série para Portugal. Mal posso esperar por ler o livro!

Cláudia disse...

Olá addle. Espero que quando tiveres oportunidade o aprecies tanto quanto eu. Estou muito curiosa com a continuação.

Unknown disse...

Olá. Será que me pode dizer quando é que sai o 2º livro? Obrigada pela ajuda.

Cláudia disse...

Olá Ana! A verdade é que eu também gostava de saber essa informação, mas até agora a editora ainda não disse nada nesse sentido. Assim que o descobrir crio um post sobre isso ;)