segunda-feira, 1 de julho de 2019

Opinião: A Medida do Homem

Título Original: La misura dell'uomo (2018)
Autor: Marco Malvaldi
Tradução: Marta Pinho
ISBN:  9789896657956
Editora: Suma de Letras (2019)

Sinopse:

Um caderno secreto. Uma morte por explicar. Um génio que, depois de cinco séculos, joga com a nossa inteligência e enche-nos de admiração.

Outubro de 1493. Florença continua de luto pela morte de Lorenzo, o Magnífico. Os navios de Colombo só recentemente chegaram ao Novo Mundo. Enquanto isso, Milão experimenta um renascimento sob a liderança de Ludovico, o Mouro.

Aqueles que vagueiam pelos pátios do Castelo de Milão ou ao longo dos canais Navigli encontram, frequentemente, um estranho homem, vestido com uma longa túnica rosa. Tem uma expressão calma, como alguém que está perdido nos seus próprios pensamentos. O homem, cujo nome é LEONARDO DA VINCI, vive por cima da sua oficina, com a mãe e um rapaz travesso que adora; não come carne, escreve da direita para a esquerda e luta para que os seus empregadores lhe paguem um salário. A sua fama estende-se para além dos Alpes, até à corte francesa de Carlos VIII, cujos enviados receberam uma missão secreta que diz respeito ao próprio Leonardo. Há quem diga que o inventor italiano mantém os seus desenhos mais ousados — incluindo talvez o projeto de um cavaleiro mecânico invencível — num caderno que traz escondido sob as vestes, perto do coração.

Quando um homem é encontrado morto no pátio do castelo, o Mouro pede ajuda a Da Vinci. Embora o cadáver não mostre sinais de violência, a morte é altamente suspeita: rumores de uma praga ou explicações supersticiosas precisam ser refutados rapidamente. Leonardo não está em posição de recusar o pedido do seu mestre para investigar.

Opinião:

Leonardo da Vinci é uma das figuras históricas que mais me intriga. Homem visionário e de muitos talentos, marcou profundamente o conhecimento nas mais diferentes e continua a dar que falar por excentricidades que o colocavam à frente do seu tempo. No ano que se marca os 500 anos da sua morte, a Suma de Letras apresente A Medida do Homem, livro de Marco Malvaldi que recorda esta figura ao mesmo tempo que encaminho o leitor para um thriller divertido e repleto de mistérios.

Logo nas primeiras páginas sente-se que esta é uma narrativa original. É que, apesar de se tratar de coteúdo histórico, o narrador não resiste em brincar com o leitor, integrando elementos atuais de modo a explicar algos dados. Esta opção não só ajuda a uma percepção mais imediata de alguns temas, como ainda incute um tom humorístico de que não esperava e muito me surpreendeu. Este foi um dos meus pontos preferidos.

Uma morte misteriosa é o motor desta narrativa que tem uma forte componente de intriga política. Contudo, parece que tudo demorou algo tempo para finalmente avançar. A apresentação das personagens e introdução a alguns esquemas demoram a ser apresentados, sendo que depois tudo parece mover-se demasiado rápido. Ainda assim, é curioso conhecer a corte milanesa, a forma como se deu a sucessão e algumas artimanhas necessárias para se manter o poder.

O autor conseguiu transmitir bem o poder de Ludovico, sendo sempre possível sentir o seu domínio e influência. Trata-se de um governante astuto e que retrata bem o homem da sua época. Leonardo da Vinci surge como o protegido e é curioso ver o paralelismo feito entre patrono e protegido. O autor não deixou passar ao lado algumas características mais conhecidas do artista, tais como o facto de ser vegetariano ou de não lhe ser conhecido um interesse romântico concreto, e procurou desta forma construir-lhe uma personalidade credível.

Gostava de ter visto a figura de Leonardo da Vinci explorada com maior profundidade. Estava à espera de o ver  mais no centro da narrativa e, apesar de ser uma figura muito importante, foram diversas as ocasiões em que outra personagem roubou o foco. Leonardo manteve-se misterioso, o que não é propriamente negativo, mas ficou um pouco aquém do lhe esperava dele. Tinha expectativas de que ele tivesse maior protagonismo.

O desenrolar da narrativa dá a entender que houve pesquisa histórica e preocupação em explicar ao leitor certos momentos e conceitos. Ainda assim, por vezes tive alguma dificuldade em sentir-me presa à leitura, talvez por não haver concretamente um ponto forte que fizesse tudo à volta mover. O aparecimento do corpo poderia ter essa função para a trama, mas acabava por ser um tema algo esquecido em detrimento de outros aspetos.

A Medida do Homem é um livro que proporciona bons momentos, apesar de alguns pontos menos fortes. Marco Malvaldi prova ser um escritor original, com um sentido de humor muito peculiar e com um grande interesse por esta época histórica em concreto. Ainda que não tenha concretizado o desejo de conhecer um outro lado de Leonardo da Vinci, tenho a certeza que aprendi novos aspectos sobre esta época.

Sem comentários: