sábado, 27 de julho de 2019

Opinião: Almas Gémeas

Título Original: The One (2018)
Autor: John Marrs
Tradução: Fernanda Semedo
ISBN:  9789898864895
Editora: TopSeller (2019)

Sinopse:

Basta um simples teste de ADN para se encontrar o amor. Esta é a promessa da aplicação Match Your DNA, que apresenta aos seus utilizadores o parceiro que a genética lhes destinou. Desde que este novo sistema surgiu, milhões de pessoas em todo o mundo já encontraram a sua cara-metade. Mas as consequências não se fizeram esperar: os resultados da aplicação ditaram o fim de inúmeros relacionamentos e muitos casais começaram a pôr em causa as ideias tradicionais de amor, romance e compromisso.

Christopher, Jade, Mandy, Nick e Ellie acabaram de saber os resultados dos seus testes e estão prestes a descobrir, nesta demanda pelo amor, que nem sempre o final feliz está garantido… mesmo quando encontram o seu par ideal. Afinal, até as almas gémeas escondem segredos, uns mais chocantes do que outros.

Opinião:

A premissa deste livro faz imediatamente imaginar as possibilidades. Afinal, o amor é um dos temas que mais angústia o ser humano, quer seja pela sua procura ou pelas dúvidas que pode suscitar nas mais diferentes fases de uma relação. Todos querem encontrar um par e todo querem encontrar um par perfeito, certo, digno de uma das mais belas histórias. E se, para tal, bastasse apenas um simples teste de ADN? Através de Almas Gémeas John Marr apresenta diversos protagonistas, cada um com a sua história de amor.

Num mundo em que este teste de compatibilidade existe, Christopher, Jade, Mandy, Nick e Ellie são unidos ao ser par perfeito. Através de capítulos intercalados, que surgem sempre pela mesma ordem, descobrimos de que forma esta descoberta afetou cada uma destas personagens com personalidades e vivências tão diferentes. É curioso ver como cada um encarou o match e como a vida mudou após descobrirem o resultado deste teste.

Por termos cinco figuras centrais, é natural o leitor sentir maior empatia por algumas das figuras, em detrimento de outras. E esta ligação pode mesmo mudar ao longo da trama! Ao início, gostei muito de Mandy, uma mulher madura que sofreu um grande desgosto. A reviravolta que a história dela dá é impressionante, colocando à prova a sua vontade e também o facto de ser uma pessoa frágil e facilmente manipulável. A certa altura, as decisões dela começaram a incomodar-me, mas louvo-lhe a coragem final.

Nick revelou-se uma das minhas personagens preferidas. O que lhe acontece é bastante improvável e o seu caso é o que mais nos faz pensar na obsessão pela perfeição numa relação, e em como isto é nocivo. Gostei da forma como ele lidou com o resultado do seu teste e de como, através dele, o autor nos falou que o amor pode estar onde é menos esperado.

Jade parece uma miúda igual a tantas outras, sendo que ao início não se destaca particularmente das outras personagens. Contudo, o seu desenvolvimento é muito intrigante, torna-a mais interessante, faz pensar em abnegação e em amores proibidos. O final que lhe foi dado foi, provavelmente, o mais romântico.

Christopher foi a figura que menos me agradou. Afinal, trata-se de um assassino sociopata, um homem altamente perigoso e doentio. Ainda assim, a forma como a dupla vida dele é apresentada está bem conseguida, e o match que lhe calha não poderia ter sido mais irónico. Apesar de não o apreciar, admito que revela uma visão diferente de amor.

Ellie, ao início, é algo desinteressante, mas revela-se o ponto de ligação entre todas as histórias. É através dela que percebemos em como o amor é sempre procurado, mesmo quando tal não é admitido. Também é através dela que somos levados a pensar em como simplificar algo tão especial pode tirar-lhe o encanto e prejudicar terceiros. Não esperava os desenvolvimentos que foram apresentados nos capítulos dela, mas foram estes acontecimentos que tornaram a história das cinco personagens ainda mais fortes.

Talvez devido ao intercalar de capítulos com vivências tão diferentes, talvez devido à proximidade transmitida pelo autor, Almas Gémeas revelou-se um livro que se lê com vontade e rapidez. Terminado um capítulo, surge imediatamente a vontade de continuar para outro, sendo que há sempre algo entusiasmante a descobrir em qualquer uma das personagens centrais.

John Marr conseguiu espelhar bem vários tipos de personalidades e diferentes vivências do amor. Com Almas Gémeas, vemos este sentimento nobre de forma ampla, desde o seu lado mais belo até ao quanto pode fazer sofrer e ser devastador. Um livro que se revelou uma grande surpresa.


Sem comentários: