quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Opinião: Uma História Negra

Título Original: Una Storia Nera (2017)
Autor: Antonella Lattanzi
Tradução: Simonetta Neto
ISBN: 9789896655495
Editora: Suma de Letras (2018)

Sinopse:

Carla e Vito casaram-se muito novos. Foram o grande amor um do outro, mas o amor de Vito era obsessivo e violento. Assim que os filhos mais velhos saem de casa, Carla consegue divorciar-se e muda-se com Mara, a filha mais nova, para um bairro nos subúrbios. No terceiro aniversário de Mara, cedendo à insistência da filha, Carla convida Vito para o jantar. Depois de muito tempo a família está reunida e a noite corre surpreendentemente bem. Na sequência, Vito desaparece...

Opinião:

Há livros que nos arrepiam. Este é um deles. Não por contar uma história fantasiosa e que tem o objetivo de nos provocar medo, mas sim por ser uma narrativa que poderia ter acontecido. Que acontece, com pessoas diferentes e outros contornos. Esta é uma história de abusos, violência, de submissão, de medo e de amor.

Uma História Negra surge como uma mistura entre romance e thriller. Antonella Lattanzi apresentada um drama familiar impressionante, ao mesmo tempo que coloca o leitor no papel de detective. Afinal, ao início encontramos uma família com história de violência nas suas mais diversas formas, para mais tarde nos depararmos com um crime cuja solução só surge mesmo no final. Os momentos mais agressivos são mesmo chocantes e levam o leitor a pensar no que fariam em tal situação. Não é apenas a violência física que choca, mas muito mais a psicológica, que leva Carla a tornar-se uma pessoa aprisionada.

Fiquei impressionada com as personagens deste livro. Carla não mostra apenas o papel de mulher que é vítima, indo para além disso e revelando ao leitor a força que encontrou para dar à volta pela situação. Ela impressiona pelo que faz pelos filhos, mas também pela mistura de sentimentos que nutre pelo ex-marido agressor. Percebe-se que ali existe repulsa mas também amor, algo que a autora expôs muito bem. Para quem nunca passou por tal situação, é difícil imaginar como estes sentimentos podem existir ao mesmo tempo nestas situações, mas Antonella Lattanzi elucida-nos como ninguém e consegue levar-nos a vestir a pele desta personagem.

Também fiquei muito intrigada com os dois filhos mais velhos de Carla e Vito, Nicola e Rosa. Eles mostram lados diferentes de jovens que nasceram num lar onde existiram abusos contra a figura materna e desenvolveram-se de diferentes formas, ainda que tenham uma grande união. Com o passar das páginas, foi impossível não pensar naquela ideia de que nos tornamos nos nossos pais mais cedo ou mais tarde. É que Nicola e Rosa parecem que, conscientemente, procuram ser diferentes destas pessoas mais, de forma impensada, podem estar a caminhar no sentido contrário que pretendia.

No meio de tudo isto surge um verdadeiro caso de polícia que leva o leitor a procurar respostas. Acompanhamos uma investigação inesperada e um julgamento intenso. Surgem novas figuras que marcam posições diferentes, sendo relevantes mesmo que nem sempre seja fácil simpatizar com elas. As novidades que surgem enquanto o crime é desvendado fazem-nos pensar sobre se vale a pena manter a passividade ou se o melhor será agir. Mas as reviravoltas acontecem e a nossa percepção sobre estes acontecimentos pode mudar.

O ritmo pode não ser linear, alguns momentos podem ser mais parados ou confusos, e a linguagem por vezes poderá ser mais introspectiva do que se desejaria. Ainda assim, tudo somado, ficamos perante uma obra que nos faz pensar, provoca diferentes sensações e nos deixa ansiosos pelas revelações finais. Um livro pertinente e uma história intensa, ainda que muito negra e, infelizmente, real.


Sem comentários: