quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Opinião: O Senhor das Sombras (Os Artifícios Negros #2)

Título Original: Lord of Shadows (2017)
Autor: Cassandra Clare
Tradução: Catarina F. Almeida
ISBN: 9789897730818
Editora: Planeta (2017)

Sinopse:

Emma Carstairs vingou finalmente a morte dos pais, mas o sabor da vingança não é tão doce como imaginara. Dividida entre o desejo proibido que sente por Julian Blackthorn, o seu parabatai, e a consciência da terrível tragédia que se abaterá sobre eles se esse amor for consumado, Emma simula uma relação amorosa com Mark. Mark, contudo, passou os últimos cinco anos da sua existência em Faerie… Será que alguma vez vai conseguir esquecer o êxtase da Caçada Selvagem e abraçar de corpo e alma a sua condição de Caçador de Sombras? Entretanto, em Faerie, as cortes não estão silenciosas. O rei Unseelie conspira o fim de toda a comunidade de Nefelins, e a rainha da Corte Seelie é uma aliada falível da causa dos Caçadores de Sombras.

Opinião:

Quis demorar a leitura deste livro. Depois de ter adorado Lady Midnight, estava ansiosa por saber o que Cassandra Clare reservava para os seus leitores com O Senhor das Sombras. Além disso, voltar a caminhar ao lado de Caçadores de Sombras revela-se sempre divertido e intenso. Como não gostar de ficar neste mundo e querer prolongar a estadia? Como tal, a leitura só não avançou com maior rapidez por contenção, por desejar prolongar e saborear a experiência.

Tal como aconteceu com o livro anterior, a história é contada através do ponto de vista de diversas personagens. Emma e Julian são os protagonistas, mas existem outro enredos paralelos que estão a acontecer ao mesmo tempo que a história destes dois Caçadores de Sombras se desenvolve. E, claro, existe uma aventura superior a tudo isto e que está a colocar estes defensores do mundo em perigo.

É curioso que, desta vez, a minha percepção sobre as personagens mudou um pouco. Recordo-me que em Lady Midnight gostei bastante de Emma e adorei a forma como a autora explorou a evolução da relação que ela tem com o seu parabatai. Contudo, desta vez, não me consegui sentir tão ligada a estas duas figuras. Continuo a admirar a coragem de Emma e senti-me curiosa com o lado mais negro de Julian, mas a relação deles está cada vez mais melodramática e pouco interessante. Claro que desejo vê-los a ultrapassarem os obstáculos e a encontrarem a felicidade, mas o grande foco neste drama específico não me convenceu.

Por outro lado, a dinâmica entre Cristina, Mark e Kieran ganhou um novo ritmo e tornou-se muito entusiasmante. Sim, voltamos a ter aqui um drama amoroso, mas este é apresentado de uma forma diferente. A presença de Kieran muda muito e faz com que esta personagem seja muito cativante. Não é fácil entender todas as suas motivações ou decisões, mas é diferente e, por isso, imprevisível. Cristina também acaba por apresentar uma evolução mais apelativa, provando que a minha primeira impressão dela estava errada. Ela pode aparentar ser mais aborrecida do que Emma, mas não é isso que acontece. De todo!

No meio disto tudo, quero ainda destacar os capítulos de Kit, Livvy e Ty. Percebe-se imediatamente que existe uma grande química entre estas três personagens. Contudo, a nossa percepção da natureza do laço que os une vai alterando conforme a leitura avança. Gostei muito da evolução da figura que sofre de autismo, um alerta para a inclusão. Aliás, toda esta obra leva-nos a pensar seriamente nesta questão. A autora não se limita a pegar numa oposição tendo como única justificação o mal puro, preferindo alertar para a ambição desmedida de poder, o repúdio pelo desconhecido e a crença de que existem vidas superiores a outras.

Os perigos antigos persistem, e para complicar a vida aos nossos heróis surgem ainda outros. A autora não só apresenta desafios de lados que são esperados, como é o caso dos Unseelie, como entre aqueles que, supostamente, deviam lutar pelos mesmos objetivos. Cassandra Clare volta a explorar os desafios que existem em Idris, fazendo-nos adivinhar desde o início que há algo de muito grave prestes a despoletar. Não é difícil perceber o que pode acontecer, mas ainda assim, custa aceitar que tudo poderia ter uma resolução mais pacifíca e menos dolorosa.

Agora espero ansiosamente pela publicação do volume final desta trilogia. Queen of Air and Darkness está previsto chegar ao mercado literário norte-americano em Dezembro de 2018, não se sabendo quando tal acontecerá em Portugal. Sim, é desesperante pensar que ainda falta tanto tempo para voltar a entrar nesta história e mundo. Contudo, é também tão bom quando encontramos livros que nos prendem e entusiasmam desta forma...

Outras opiniões a livros de Cassandra Clare:
A Cidade dos Ossos (Caçadores de Sombras #1)
A Cidade das Cinzas (Caçadores de Sombras #2)
A Cidade de Vidro (Caçadores de Sombras #3)
A Cidade dos Anjos Caídos (Caçadores de Sombras #4)
A Cidade das Almas Perdidas (Caçadores de Sombras #5)
A Cidade do Fogo Celestial (Caçadores de Sombras #6)
Anjo Mecânico (Caçadores de Sombras: As Origens #1)
Príncipe Mecânico (Caçadores de Sombras: As Origens #2)
Princesa Mecânica (Caçadores de Sombras: As Origens #3)
Lady Midnight (Os Artifícios Negros #1)
As Crónicas de Bane
A Prova do Ferro (Magisterium #1) com Holly Black
A Manopla de Cobre (Magisterium #2) com Holly Black

Sem comentários: