segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Opinião: O Milésimo Andar

Título Original: The Thousandth Floor (2016)
Autor: Katharine McGee
Tradução: Nuno Bombarda de Sá
ISBN: 9789896579340
Editora: Planeta (2017)

Sinopse: 

Uma torre de mil andares. A visão brilhante de um futuro onde tudo é possível se assim o desejarmos. Nova Iorque, cidade de sonhos e inovação daqui a cem anos. Todos querem qualquer coisa… e todos têm algo a perder. O exterior impecável de Leda Cole esconde um vício secreto por uma droga que nunca devia ter experimentado e por um rapaz em quem nunca devia ter tocado. A vida bela e descuidada de Eris Dodd-Radson desmorona-se quando uma traição lhe destrói a família. O trabalho de Rylin Myers num dos andares mais altos mergulha-a num mundo e num romance inimaginável… mas essa vida nova custar-lhe-á a que tinha antes? E a viver acima de todos, no milésimo andar, está Avery Fuller, uma rapariga que parece ter tudo, mas que vive atormentada pela única coisa que nunca poderá ter.

Segredos, escândalos e traições numa Nova Iorque como nunca a viu.

Opinião:

Se alguma vez imaginaram como seria a série de sucesso “Gossip Girl” se ocorresse no futuro, então encontram a resposta a essa questão em Milésimo Andar. Livro fresco, divertido, intrigante, romântico e repleto de drama. A autora Katharina McGee criou um novo mundo, praticamente tudo passado num edifício gigantesco, onde a alta sociedade vive focada nos seus problemas, alheia às dificuldades dos que lutam pelo sobrevivência nos pisos mais empobrecidos.

Não se pode dizer que exista uma personagem principal nesta trama, uma vez que a autora decidiu dividir a história pela perspectiva de cinco figuras. Desta forma, existe a certeza de que nos vamos sentir ligados com pelo menos um destes jovens, já que todos têm personalidades, vivências, objetivos e obstáculos distintos. Contudo, e apesar de não ser apontado um protagonista, a verdade é que, para mim, existe uma personagem que se destaca: Avery.

Avery é descrita como fisicamente perfeita. Afinal, ela nasceu após um longo estudo aos genes dos seus pais para ser a mais bela. A nível de personalidade, também não há muito para se lhe apontar, sendo que o mais interessante desta figura é mesmo o segredo que guarda. É possível perceber, logo desde o início, de que forma esta situação pode desenrolar-se, por isso não se trata propriamente de uma surpresa quando a revelação é feita. Digo que Avery tem um papel de maior destaque pois é a única que se encontra ligada a todas as outras personagens, logo a sua intervenção é sempre relevante em todos os enredos. Acredito que acabei por torcer por ela não tanto por empatia mas sim por oposição a Leda, sua amiga e rival.

Antipatizei com Leda desde o início. Gostei que lhe fosse dado um fundo problemático, pois isso conferia mais profundidade à personagem, mas a sua personalidade interesseira, manipuladora e oportunista não me agradou. Compreendo que sofreu e sofre grandes mágoas e desilusões, mas as ferramentas que encontra para se fazer valer não são as mais éticas. Com o decorrer da narrativa, tudo o que me desagradou nela torna-se mais vincado, mas ainda assim fiquei admirada com o fim que lhe foi dado.

Eris chamou-me a atenção desde o primeiro momento e apreciei bastante da forma como a autora a levou a deparar-se com os contrastes entre ricos e pobres. Já Rylin, por seu lado, forneceu um caráter romântico diferente à história, fazendo quase lembrar a história da Cinderela. Eris e Rylin são as personagens que nos levam a conhecer as classes mais desfavorecidas, dando uma visão mais ampla e realista sobre este mundo futurista. Tratam-se de duas personagens bem construídas e com fundamentos plausíveis. Tendo em conta história de cada uma, tentam ultrapassar as dificuldades que encontram através de diferentes meios e através de valores distintos.

Watt foi uma lufada de ar fresco. Além de ser a única personagem masculina com destaque, é também um jovem muito interessante devido ao dispositivo ilegal que implantou na própria cabeça. As suas conversas e discussões com Nadia davam sempre alguma leveza à trama e eram divertidas de assistir. Ele acaba por bastante relevante para uma revelação final e para a forma como as outras quatro personagens terminam.

Trata-se claramente de uma obra destinada ao público jovem-adulto, sendo que a intriga entre jovens adolescentes pode, muitas vezes, parecer demasiado dramática. O desenrolar da ação não é propriamente surpreendente, mas tem vários momentos que captam a atenção e fazem querer continuar a leitura. Foi divertido acompanhar estas personagens nas suas peripécias. Confesso que o final do livro afastou-se um pouco daquilo que esperava ou desejava, mas isso apenas deu mais vontade de pegar no livro que continua esta aventura.

Sem comentários: