terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Opinião: Nas Teias do Poder

Autor: Fernando Gil Teixeira
ISBN: 9789896979034
Editora: Chiado Editora (2012)

Sinopse: 


Uma epidemia nacional evitada por um médico que teve de enfrentar as manhas do sistema político português, epidemia essa que se torna num mero pretexto para uma antiga história de amor transformada numa obsessão consumida por vingança, na qual não existem limites. Tudo é válido para recuperar a dignidade, perdida há muitos anos atrás. 

Um jogo psicológico macabro e alucinante que se alia a um desenrolar policial para formar um romance vibrante e apaixonante. Nas teias do poder não existem regras nem condições. Vence aquele que mais segredos esconder de baixo do tapete da sua vida. 

Opinião:


Livro que se lê rapidamente, Nas Teias do Poder marca a estreia de Fernando Gil Teixeira no género policial. Com apenas 16 anos, o autor já evidencia alguns traços muto peculiares no seu trabalho, mas também a ingenuidade e inexperiência da idade.

As primeiras páginas transportam logo o leitor para um ambiente urbano muito real, onde através dos olhos do narrador se observa as pessoas que passam pela cidade. Neste momento, percebe-se que Fernando Gil Teixeira é um jovem atento ao comportamento humano, capaz de nos levar a imaginar a história de uma pessoa ou de uma família apenas pela forma de estar ou de vestir. Neste ponto, percebemos logo que a exploração do ser humano e a propensão para a reflexão sobre a sociedade atual são pontos fortes do autor que, se desenvolvidos, ainda poderão vir dar que falar.

Quando se dá o salto para o verdadeiro enredo da obra, fica a sensação que tudo está a acontecer demasiado rápido, mais parecendo um resumo de um filme de ação. As personagens são expostas de uma forma demasiado superficial, apesar de se perceber que para o autor elas têm uma outra estrutura. Por isso mesmo, torna-se difícil acreditar nas atitudes tomadas, já para não falar na rapidez de resposta e na eficácia de alguns profissionais das áreas da saúde e da segurança.

Este é um livro que poderia ser muito mais do que aquilo que realmente é. A ideia geral é interessante, mas não deveria ter sido apresentada tão cedo. Penso que se o autor tivesse deixado o rascunho deste livro repousar por algum tempo e retomado quando fosse uns anos mais velho, depressa perceberia onde estão os pontos fracos. Afinal, fica a ideia de que se trata de um jovem dotado de todas as capacidades para se vir a tornar um bom escritor, mas para tal ainda faltam algumas noções referentes à consistência de uma trama e à construção de personagens. O tempo decerto vai ajudar este jovem autor a evoluir e melhorar o seu trabalho.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá. Apresento-me como o autor do livro. Obrigado pelas críticas, as positivas e as negativas, que em muito engrandecem o meu trabalho, principalmente por ver que imensa gente no país já teve a oportunidade de ler um exemplar.

Já vi que o seu blog entra em casa de muitos leitores, os meus parabéns! Contacte-me para o e-mail fernando17961@esfundao.pt, porque tenho algumas ideias para divulgar o livro e o blog.

Um abraço,
Fernando Gil Teixeira

Cláudia disse...

Obrigada!