quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Opinião: Carry On - A História de Simon Snow

Título Original: Carry On (2015)
Autor: Rainbow Rowell
ISBN: 9789897730764
Tradução: Fernanda Semedo
Editora: Edições Saída de Emergência (2017)

Sinopse:

Na famosa Escola de Magia de Watford, Simon desempenha um papel especial: ele é o Escolhido, aquele que irá salvar todos do Mal. Mas a verdade é que, metade das vezes, Simon não consegue fazer a sua varinha funcionar, e, na outra metade, pega fogo a tudo. O seu mentor evita-o, a sua namorada deixou-o, e existe um monstro que se alimenta de magia e que utiliza o rosto de Simon. Para piorar as coisas, Baz, a némesis irritante de Simon, desapareceu. Só pode estar a preparar alguma! Carry On – A História de Simon Snow está repleto de fantasmas, amor, mistérios. Tem exatamente a quantidade de beijos e de conversa que seria de esperar numa história de Rainbow Rowell – mas muito, muito mais monstros.

Opinião:

Este foi o primeiro livro que li de Rainbow Rowell. É curioso pensar que as personagens desta obra já surgem noutro livro da autora, Fangirl, como heróis de uma coleção de fantasia, sendo que ganham agora espaço próprio para contarem as suas aventuras. Assim sendo, Carry On - A História de Simon Snow mostra a capacidade de pegar em sementes de ideias apresentadas noutros trabalhos e trabalhá-las até ganharem uma identidade própria.

Este é um livro leve, que diverte bastante. Ao início, é impossível não comparar as personagens e a escola de magia a Harry Potter, de J. K. Rowling. Existem alguns elementos de ligação, mas conforme a trama se vai desenvolvendo vai também seguindo uma direção completamente diferente. Não se pode dizer que os acontecimentos sejam inesperados, mas acabam por ser, sim, refrescantes.

A componente mais forte deste livro está nas relações. Rainbow Rowell percebe que as pessoas são complexas, que aquilo que deixam transparecer nem sempre corresponde ao que são ou até ao que pensam que são. Como tal, as ligações que estabelecem com outras personagens são aliciantes por parecerem verdadeiras. A autora o amor, a amizade, a família, o companheirismo, a rivalidade e a admiração com grande credibilidade.

Simon Snow é um protagonista a fazer lembrar os heróis de anime. Trapalhão, bondoso e atormentado, acaba por não gerar uma empatia imediata. Aliás, no  meu caso, esta ligação acabou por ser mais forte com Baz. É que Baz consegue explorar outras partes da sua personalidade que acabam por ser mais atrativas e diferenciadoras. Ele destaca-se por aparentar uma imagem de durão que pretende obter poder a todo o custo quando, na verdade, tem um passado que o continua a magoar e luta a tudo o custo contra os seus sentimentos com medo de ser magoado e, mais uma vez, abandonado. Assim sendo, Simon representa a emoção explosiva enquanto Baz é razão fria.

Gostei que a autora tentasse mostrar que não se pode ter nada como certo quando se analisam as relações. Raibow Rowell mostra que um rapaz e uma rapariga podem ter uma forte amizade um pelo outro sem segundas intenções, mas também nos faz pensar sobre como todos os outros veem sempre esta ligação com desconfiança. Esta análise de terceiros pode ser prejudicial para algo que era verdadeiro e puro. Mas o mais interessante é a abordagem que faz às relações homossexuais, não as tratando como diferentes das heterossexuais. Rowell fala sobre sentimentos verdadeiros e preconceito, sendo que este pode vir de fora mas também nos próprios apaixonados que receiam sofrer com a rejeição pela parte do outro.

O desenrolar da trama começa por não trazer grandes surpresas. A autora mostra-nos as personagens no seu último ano na escola de magia, fazendo algumas referências a outras aventuras que tiveram nos anos anteriores. Desta forma, o leitor vai conhecendo o dia a dia nesta instituição e a forma como todos se conheceram. Com o avançar da narrativa, surge a verdadeira ação. As revelações relacionadas com o inimigo são previsíveis, mas ainda assim gostei da justificação dada para o aparecimento de uma figura negra.

Os elementos mágicos poderiam estar melhor trabalhados. A autora acaba por cair em alguns clichés neste campo, não havendo propriamente uma noção de originalidade na apresentação ou criação de figuras ou componentes fantásticas. Tudo parece ser inspirado de uma outra história, não havendo grande inovação. O enredo não é o mais forte, mas as personagens conseguem cativar e manter o interesse pela história.

Carry On - A História de Simon Snow é um livro divertido, ótimo para quem gosta de elementos fantásticos e quer passar momentos descontraídos juntos de personagens jovens e inspiradoras.  A união e confiança são as mensagens mais fortes desta aventura, que tem como grande objetivo entreter o leitor.

Sem comentários: