quarta-feira, 8 de abril de 2015

Opinião ao conto "Crónicas Obscuras: Dança do Corvo"

Autor: Vítor Frazão

Opinião:

Vitor Frazão volta a explorar o universo que apresentou em A Vingança do Lobo com mais um conto. Desta vez, a narrativa é centrada em Eleanora, uma personagem feminina que esconde uma enorme força debaixo da sua aparência bela e frágil.

Este conto começa num momento de grande acção. Está a acontecer um combate que sugere ser desigual. Existem tantos movimentos, ataques e contra-ataques que é preciso ler com calma para se perceber bem o que se está a passar. Porém, a confusão não é gerada pelos movimentos, pois estes estão bem descritos, mas sim pela utilização de termos e conceitos japoneses com os quais não estou bem familiarizada.

Logo nas primeiras linhas, dá para perceber que o autor é fã da cultura japonesa. Confesso que ao ler as descrições deste primeiro momento do conto criei imagens na minha mente que muito se aproximavam de séries de anime que assisti, onde os combates são desenfreados mas o herói mantém a expressão tranquila e confiante.

Passado este momento de grande acção, entra-se num outro que é parado e marcado pela reflexão e pelo diálogo. Uma grande mudança de ritmo, mas que faz sentido. É aqui que se percebe o que foi afinal aquele combate e é também aqui que fica a sensação de que esta leitura não é um conto mas sim um capítulo de um livro. Afinal, sente-se que antes aconteceu algo e que a seguir existirão muitos outros desenvolvimentos. Fica a vontade de os acompanhar.

Este é um conto que se lê rapidamente. As descrições de Vitor Frazão fazem-nos imaginar os momentos com facilidade, apesar de, no final, ficar uma ligeira dúvida sobre a intenção deste conto, já que parece carecer de algo maior e de desenvolvimento.


Download gratuito no Smashwords e na Fantasy & Co.

Sem comentários: