domingo, 15 de março de 2015

Opinião: A Quimera de Praga (Trilogia Entre Mundos #1)

Título original: Daughter of Smoke and Bone (2011)
Autor: Laini Taylor
Tradução: Elsa T. S. Vieira
ISBN: 9789720044273
Editora: Porto Editora (2015)

Sinopse:

Pelos quatro cantos do mundo, marcas de mãos negras começam a aparecer nas portas, gravadas a fogo por estranhos seres alados, saídos de uma fenda no céu.
Numa loja escura e empoeirada, o abastecimento de dentes humanos de um demónio começa a ficar perigosamente reduzido. E nas ruelas labirínticas de Praga, uma jovem está prestes a embarcar numa jornada sem retorno.
O seu nome é Karou. Karou não sabe quem é, nem porque vive dividida entre o mundo humano e a sua família de demónios, mas crê que as respostas podem estar para lá de uma porta nos recantos sombrios de uma loja, ou no confronto com um completo desconhecido, de olhar abrasador e aparência divina - o anjo que queimou as entradas para o seu mundo, deixando-a só.

Opinião:

Existem livros que revelam ser especiais logo nas primeiras páginas. A Quimera de Praga é um deles. Assim que comecei a ler percebi que esta era uma história que me iria agarrar. Felizmente tal aconteceu e, até à última página, estive sempre em suspense, preparada para ser surpreendida, para descobrir mais sobre este mundo, para conhecer melhor estas personagens deliciosas, para me deixar levar por toda a fantasia e mitologia envolvente.

A escrita de Laini Taylor cativou-me de imediato. A autora consegue transmitir mistério, encantamento, beleza, solidão e até nostalgia de uma forma bastante própria e cativante. Isto tornava o desenrolar da narrativa mais rico e fazia-me sentir que estava lá, a assistir de perto a todos os acontecimentos. As descrições também estão muito bem conseguidas e fizeram ficar com uma enorme vontade de visitar Praga (ah, mas aí seria uma maldita turista...dilemas, dilemas).

Adorei a protagonista. Karou é uma rapariga maravilhosa! As diferenças físicas que apresenta nem se comparam às suas peculiaridades da sua personalidade. Ao início parece ser alguém que recusa aproximar-se dos outros, mas depois percebe-se que ela, ciente de que é diferente, apenas procura aceitação e um lugar onde se sinta completa. Os seus desejos, as revoltas ingénuas e até  as pequenas vinganças associadas a todas as inseguranças e ao amor incondicional que nutre por certas personagens tornam-na mais real aos meus olhos, interessante e complexa.

O contraste entre os dois mundos entre os quais Karou se divide é delicioso. Fiquei fã das quimeras, seres tão invulgares e até grotescos que acabam por ser também belos. A sensação permanente de que há muitos segredos entre estes seres, as muitas dúvidas sobre os seus objectivos e o verdadeiro motivo para a ligação destes com Karou foram questões que nunca me abandonaram. Felizmente, estas suas respondidas.

Podemos dividir este livro em duas partes: a primeira onde desejei descobrir o que estava por trás de todos os segredos, e a segunda, quando finalmente chegam as explicações. Confesso que tinha algumas ideias sobre o que poderia estar a ser escondido, mas nunca imaginei até onde a autora me estava a levar. Conhecer o outro lado da trama foi simplesmente mágico, forte e muito bonito.

E se é verdade que adorei esta leitura, também é verdade que houve alguns aspectos que não foram tão bons quanto poderiam ter sido. Apesar da trama estar muito bem construída e de a autora conseguir manter sempre a sensação de mistério, acontece que também existem alguns clichés que se tivessem sido desenvolvidos de uma outra forma teriam engrandecido o valor desta trama. Mas tudo o resto é tão bom que até isso é perdoado.

Estou rendida a este livro. A história é maravilhosa mas os sentimentos que transmite também têm bastante valor. No final, claro, ficou a vontade de pegar logo no volume que se segue. Fica então o desejo para que a Porto Editora não demore a publicar os próximos dois volumes desta trilogia. Até lá vou desesperar. Ainda têm dúvidas de que recomendo? É que recomendo!

2 comentários:

Jessinha Cruz disse...

Oi :)
Estou bastante curiosa acerca desta série. É muito bem comentada no Brasil e por isso eu já tinha intenções de ler, mas agora que foi lançado cá e aind apor cima com essa capa linda, tenho memsoooooooooo de ler.
Beijinhos
www.fofocas-literarias.blogspot.pt

Sofia - Books and Coffee disse...

Estou a terminar este livro e também estou completamente rendida :)