segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Opinião: A Rainha dos Malditos, volume 2 (Crónicas dos Vampiros #3)

Título original: Queen of the Damned (1988)
Autor: Anne Rice
Tradução: Clarisse Tavares
ISBN: 5601072618107
Editora: Publicações Europa-América (2010)

Sinopse:

Após ter despertado Akasha, a mãe de todos os vampiros, do seu sono de seis mil anos, Lestat ignora que corre perigo e que, num concerto em São Francisco, há entre os fãs centenas de vampiros dispostos a destruí-lo por ele ter revelado a condição dos seus semelhantes. Um misterioso sonho é partilhado por um grupo de homens e vampiros. Quando todos se aproximam, o sonho torna-se mais claro e tudo aponta para uma tragédia indescritível.

Opinião:
O segundo volume de A Rainha dos Malditos surge com um carácter mais activo do que o primeiro. Depois do inesperado final do concerto do Vampiro Lestat, marcado pelo despertar de Akasha, a mãe de todos os vampiros, as personagens cujo percurso o leitor acompanhou, reúnem-se e desvendam os segredos e mistérios ancestrais que desde sempre têm atormentado a comunidade vampírica, enquanto Lestat é levado pela rainha como seu consorte.

Vampiros diferentes e de distintas gerações unem-se para entender a sua natureza, assim como para conceber um plano que trave a ameaça provocada pelo despertar da bela e temida Akasha. A lenda das gémeas é finalmente apresentada na sua totalidade e explicada, revelando-se um ponto fundamental na mitologia, uma vez que está directamente associada à origem do vampirismo:

“Está bem, não fostes vós a enviar aquele espírito. Acredito em vós. Porque, obviamente, não sabeis o que aquele espírito fez. As suas torturas terminaram. Ele penetrou no rei e na rainha de Kemet! Está dentro dos seus corpos! Transformou a própria substância da sua carne!”

Entretanto, Akasha começa a executar o plano que arquitectou durante o seu longo sono. A rainha acredita ter descoberto a forma de trazer paz e estabilidade ao mundo, surgindo como governante e divindade única tanto para humanos como vampiros. Lestat é o escolhido para acompanhar a rainha, que o ama e vê nele o cúmplice perfeito:

“Lestat, se todo o mundo fosse destruído, eu não te destruiria. As tuas limitações são tão radiosas como as tuas virtudes, por motivos que eu própria não compreendo. Mas mais verdadeiramente, talvez, amo-te porque tu és exactamente o que há de errado com todos os indivíduos do sexo masculino. Agressivo, cheio de ódio e imprudência, de intermináveis e eloquentes desculpas para a violência, tu és a essência da masculinidade, e existe uma maravilhosa qualidade nessa pureza. Mas apenas porque ela pode ser controlada.”

Contudo, há factores que nem a poderosa Akasha pode controlar. Promessas antigas, desejos de vingança, forças misteriosas e a própria vontade dos seus filhos malditos podem surgir como entraves ao seu projecto para o mundo.

Anne Rice é uma excelente contadora de histórias. Se durante o primeiro volume lançou as pistas de uma forma subtil, no segundo conseguiu unir todos os pontos anteriormente apresentados e ainda deixa o leitor surpreso e deliciado com o resultado final.

As informações tão desejadas já são conhecidas e, com elas, surge a reflexão de diversos temas, alguns intemporais e outros bem actuais, apesar de esta ser uma obra escrita em 1988. O leitor entende os argumentos de ambas as partes, apresentados de forma apaixonada e eloquente, contudo, surge a questão do que o extremismo e a ânsia de poder podem provocar.

Esta obra peca apenas pela pouco relevância que é dada a certas personagens, que, graças à experiência de leitura anterior, sabe-se serem complexas e interessantes. Estas parecem apenas surgir para completar um número, já que em pouco ou nada intervêm na acção.

O segundo volume da Rainha dos Malditos vai deleitar os fãs de Anne Rice, apreciadores de histórias de vampiros complexas, elegantes, místicas, sensuais e cruéis. 


Outras opiniões a livros de Anne Rice:
Entrevista com o Vampiro (Crónicas dos Vampiros #1)
O Vampiro Lestat, volume 1 (Crónicas dos Vampiros #2)
O Vampiro Lestat, volume 2 (Crónicas dos Vampiros #2)

A Rainha dos Malditos, volume 1 (Crónicas dos Vampiros #3)
O Tempo do Anjo (Os Cânticos do Serafim #1)
O Anjo das Trevas (Os Cânticos do Serafim #2) 

Sem comentários: