segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Opinião: Invisível

Título Original: Invisible (2014)
Autor: James Patterson com David Ellis
Tradução: Rui Azeredo
ISBN: 9789898626462
Editora: TopSeller (2014)

Sinopse:

Sem deixar rasto. Sem qualquer motivo. Um serial killer imparável. Uma revelação desconcertante. Emma está obcecada com a investigação de uma série de incêndios que provocou a morte de pessoas e que à primeira vista parecem não ter qualquer ligação entre si. Todos dizem que foram acidentais, mas Emma insiste que foram provocados por um único serial killer. Mas há algo mais, e muito pessoal, que move Emma: uma das vítimas era sua irmã. Irmã gémea. Nem mesmo o seu ex-namorado, um antigo agente do FBI, consegue acreditar que dezenas de incêndios, raptos, mutilações e assassínios estejam todos relacionados. Mas Emma vai encontrar uma peça-chave que os ligará a todos.Novos crimes surgem a cada dia e todos parecem inexplicáveis. Sem motivos, sem armas do crime e sem suspeitos. E Emma não vai descansar enquanto não encontrar o assassino. Ou irá o assassino encontrá-la a ela primeiro? Pode realmente uma única pessoa ser responsável por estes crimes impensáveis?

Opinião:

Estava muito curiosa quanto a Invisível. Livro policial escrito por James Patterson e David Ellis, surgiu evolvido por uma certa euforia, o que me fez desejar pegar nele o mais rápido possível de forma a perceber a razão de tanto entusiasmo. E ainda bem que assim o fiz! Depressa dei por mim envolvida nesta história emocionante que me fez sentir fazer parte da investigação em curso.

Emmy Dockery, a protagonista, é uma personagem feminina bem construída e que deixa transmitir diferentes ideias. Ao início, esta investigadora do FBI surge magoada pela perda mas muito convicta das suas crenças, o que me levou a admirá-la. Com o desenrolar da trama, cheguei a vê-la como alguém completamente focado num objectivo, ao ponto de a achar obsessiva, o que me pareceu exagerado apesar de fazer sentido. Gostei da forma como ela tentava sobrepor a razão aos sentimentos e fiquei impressionada com a sua força.

O grupo que acompanha Emmy na investigação de um perigoso assassino em série que esteve perto de fazer o crime perfeito é interessante, apesar de ter gostado de ter visto alguns elementos mais explorados. De todos, destaco Harrison Bookman, mais conhecido por Books, devido à ligação que tem à protagonista mas também por causa da integridade, humanidade e profissionalismo que revela em cada momento. Por outro lado, Julius Dickinson é uma figura odiosa, mas é de louvar o facto de esse sentimento ter conseguido passar com tanta facilidade.

O grande vilão é o ponto mais forte desta narrativa. Digo isto não só devido à personalidade que lhe foi concedida e ao seu desenvolvimento, mas também devido aos crimes. A construção deste assassino e dos respectivos homicídios  é o que faz mover a trama. Gostei da personalidade dada e da forma como ela evoluiu, e fiquei muito impressionada com os assassinatos. Estas eram mortes medonhas e que realmente fazem pensar no crime perfeito. As explicações dadas fazem acreditar na veracidade dos relatos, o que chega a ser assustador.

Adorei a forma como esta história foi contada. Tudo acontece a um ritmo rápido e existem sempre novidades a aparecerem o que, aliado a capítulos curtos, faz com que a leitura seja frenética. A ação principal é relatada na primeira pessoa pela protagonista, o que me levou entender as suas motivações, frustrações e desejos. Contudo, também existem capítulos que deixam descobrir o lado do assassino, o que faz crescer o interesse pela história sem desvendar demasiado. O intercalar destas duas visões agarrou-me e proporcionou-me uma leitura cativante e mais rápida do que esperava.

O estilo de escrita é agradável e direcionada para a narração de acontecimentos. As descrições focam-se apenas no que é necessário para o desenrolar da ação, não havendo espaço para grandes paragens. Os diálogos são naturais, o que faz acreditar na sua realidade. Gostei especialmente da forma como as Sessões Graham foram escritas, uma vez que se tratam de discurso oral. Confesso ainda que fiquei muito orgulhosa por ter conseguido descobrir uma das maiores reviravoltas da trama.

Invisível é um policial que os fãs do género não vão querer perder e que faz perceber porque razão de James Patterson é o escritor mais vendido no mundo. Emocionante, imparável, cativante e dotado de reviravoltas coerentes e interessantes, este é um livro que eu gostei muito de ler e que recomendo.

Outras opiniões a livros de James Patterson:
Maximum Ride - O Resgate de Angel (Maximum Ride #1)
Maximum Ride - Adeus à Escola (Maximum Ride #2) 
Maximum Ride - Salvar o Mundo (Maximum Ride #3) 
Confissões de Uma Suspeita de Assassínio (Confissões #1)

Sem comentários: