sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Opinião: Hotelle - Quarto 1

Título original: Hotelle - Chambre Un(2001)
Autor: Emma Mars
Tradução: Isabel Veríssimo
ISBN: 9789896721848
Editora: Suma de Letras (2013)

Sinopse:

Anabelle, uma jornalista recém-licenciada, trabalha esporadicamente como acompanhante de luxo, para ganhar algum dinheiro. O local escolhido para essas noites é o Hotel dos Encantos, onde cada quarto é dedicado a uma famosa cortesã. Numa dessas noites, conhece o atraente David Barlet, um magnata da comunicação. Apaixonam-se de imediato e ficam noivos, marcando a data do casamento para o dia de aniversário de Elle. Mas quem será o enigmático homem que lhe envia mensagens eróticas, a atrai até ao hotel e a guia na descoberta da sua sexualidade através de mandamentos eróticos e sessões de exploração do corpo e dos sentidos? É possível que se tenha deixado seduzir pelo irmão do seu noivo e que esteja agora prisioneira de um arriscado jogo sexual? Acompanhe Elle na descoberta das suas fantasias pela mão de um homem misterioso e altamente sedutor.

Opinião:

Hotelle -Quarto 1 é um livro erótico dotado de uma intriga que aumenta de página para página. Ao início, tive a sensação que se tratava de uma mera história sobre uma acompanhante de luxo e as suas muitas aventuras, mas felizmente foi mais do que isso.

Elle é a protagonista, uma jovem recém-licenciada em jornalismo que entra no mundo das acompanhantes de luxo. Apesar de a trama estar centrada nesta personagem, a verdade é que ele não é propriamente interessante. O mesmo não se pode dizer de todo o resto que a rodeia.

Ao início, a autora deixa transparecer que a sua protagonista é a imagem da jovem mulher comum dos nossos dias, numa clara tentativa de aproximação e afinidade com as leitoras. Elle tens as preocupações adequadas à sua idade e posição social sendo também bastante ingénua em inúmeras circunstâncias (algumas delas bastante previsíveis, o que não abona muito em favor dela).

Como se de um conto de fadas se tratasse, Elle encontra o seu cavaleiro branco que a vai resgatar de uma vida difícil. De um momento para o outro, ela é acolhida pelo milionário namorado que passa rapidamente a noivo e aqui a história melhora de página para página. Surgem os irmãos Barlet e, com eles, aparece também muito mistério, sedução e dores de cabeça para a protagonista.

David e Louis não podiam ser mais diferentes. Numa primeira análise, um é o arquétipo da perfeição do homem de negócios moderno, o outro um boémio sarcástico e sedutor. Estas duas personagens são o verdadeiro motor da narrativa. Eles são tão fortes que, por diversas vezes ao longo da leitura, levam o leitor a questionar o interesse pela tão comum Elle.

Com o avançar da leitura, é fácil perceber que existe uma grande história que não está a ser contada e que condiciona toda a acção, e é a vontade de desvendar esse mistério que provoca uma leitura impulsiva. Existem demasiados aspectos que não fazem sentido e carecem de explicação. Pode parecer que é falha da autora, mas não. Tudo é intencional e aviso, desde já, que a maior parte será explicada a seu tempo.

A componente está bem conseguida. Emma Mars jogou com o erotismo, sedução e fantasia para construir momentos de auto descoberta e prazer. A linguagem utilizada não é demasiado grosseira ou evasiva, existindo raras excepções que têm a sua razão de ser. Destaco as notas existentes ao longo do livro, que apesar de não serem introduzidas e interromperem certos momentos revelam-se um ingrediente bastante interessante desta leitura. Nelas é possível assistir a uma evolução da protagonista relativamente à sua sexualidade, primeiro de uma forma quase acusatório, depois como uma confissão. Sobre estas notas, ficou apenas por explicar como é que o autor das mesmas conseguiu informação tão íntima.

Confesso que esperava um final um pouco diferente. Não sendo adepta do típico romance cor-de-rosa, preferia ter visto uma verdadeira transformação em Elle. Achei que ela aceitou coisas que eram inaceitáveis uma vez que foi enganada. Mas, mais uma vez, Elle mostrou que é uma jovem ingénua e insegura que precisa desesperadamente de um homem a seu lado para se sentir feliz.

O ritmo da leitura é rápido, devido ao interesse da narrativa e ao estilo de escrita fácil de seguir. Contudo é possível encontrar muitas gralhas. Falta de letras, letras a mais, falta de palavras ("esta lá às horas", pode ler-se a certa altura. Mas a que horas mesmo?) ou nomes alterados (a certo momento surge um Dark Vador que, por seguir o nome de Luke Skywalker, deduzo que seja Darth Vader) acabam por levar o leitor a torcer o nariz.

Deixem-me ainda falar-vos de um pormenor que adorei neste livro. No final pode ser encontrada uma bibliografia indicativa que apresenta os títulos de todas as obras literárias eróticas que foram sugeridas a Elle e ainda uma lista de músicas que pode acompanhar a leitura deste volume. Posso dizer que já descobri alguns músicas que não conhecia e adorei.

Este é um livro picante com detalhes bastante agradáveis. Por isso mesmo, deixo para o fim desta opinião um comentário ao Hotel dos Encantos. Foi um deleite contemplar a decoração deste espaço repleto de símbolos de prazer e sedução que funciona como homenagem às maiores cortesãs. Um local de fantasias e descobertas que despertam a sexualidade em todos os sentidos. Bem conseguido.

2 comentários:

Universo dos Leitores disse...

Olha, gostei! Parece ser envolvente. Ótima resenha... Bjs


www.universodosleitores.blogspot.com.br

Cláudia disse...

Obrigada =)*