terça-feira, 16 de abril de 2013

Opinião: Gula Perversa (Lizzy & Diesel #1)

Título original: Wicked Appetite (2010)
Autor: Janet Ivanovich
Tradução: Dulce Afonso
ISBN: 9789898626103
Editora: TopSeller (2013)

Sinopse:

A vida de Lizzy Tucker não pode ser mais confortável: mudou-se recentemente para uma casa histórica que herdou em Salem, no Massachusetts, e acaba de tornar-se chef na Dazzle's, uma das pastelarias mais visitadas da cidade. Mas a esperança por qualquer tipo de normalidade evapora-se quando dois homens entram de rompante na sua vida: o sombrio Gerewulf Grimoire, e Diesel, um homem lindíssimo e de aparência angelical. Grimoire procura as Pedras de Saligia que estarão, diz-se, em Salem.
Esses sete talismãs — representativos de cada um dos sete pecados mortais — dão poderes assustadores a quem os detenha. Diesel é um homem com uma missão: parar Grimoire a todo o custo. Só precisa de convencer Lizzy de que apenas ela será capaz de manter o vilão longe dos talismãs. Mas, para que isso aconteça, Diesel quer protegê-la todo o dia… e toda a noite. Estes talismãs têm efeitos estranhos sobre si, enchendo-a de apetites e desejos súbitos. Com dois homens no seu encalce, e sentindo-se estranhamente atraída por ambos, como irá ela escapar à espiral de emoções em que se vê envolvida? 

Opinião:

Em Gula Perversa, Janet Evanovich alia uma trama misteriosa a diálogos e situações repletas de humor que levam o leitor a ficar agarrado à trama.

Lizzy Tucker é a protagonista desta saga. Uma jovem mulher que é especialista em fazer cupcakes e que narra as suas aventuras. Deste modo, temos acesso aos seus pensamentos e preocupações, que tanto passam por situações quotidianas como por circunstâncias mais bizarras e inesperadas. É fácil criar empatia com esta personagem que se vê envolvida numa aventura inesperada e quase irrealista.

A acompanhar Lizzy, temos a responsável Clara que parece ter um passado misterioso, assim como a desorientada e ingénua Gloria. Mais tarde, chegam Diesel e Gerewulf, dois homens que apenas têm em comum o facto de serem sedutores e de procurarem a mesma coisa: umas pedras que representam os sete pecados mortais.

Lizzy torna-se rapidamente na protegida de Diesel, um homem brincalhão que parece ser um anjo da guarda, ao contrário de Gerewulf que nos é descrito como semelhante a um vampiro, parecendo um anjo caído. Esta dualidade está bastante interessante e é fácil de apreender.

A história não tem momentos parados e existe sempre algo de novo a acontecer. Tanto pode ser uma nova descoberta como uma peripécia engraçada. As brincadeiras constantes de Diesel com Lizzy são muito agradáveis. Sente-se que existe uma atração entre estas personagens, mas esse não é ponto central da narrativa.

A ideia das pedras representativas dos sete pecados mortais pode não ser propriamente nova, mas a forma como a gula, o pecado central deste livro, está representado, pode ser uma novidade. A gula não está apenas voltada para a alimentação, mas para outros campos, o que proporciona situações hilariantes e faz imaginar de que forma a autora vai explorar os outros pecados.

Leitura fresca e entusiasmante, Gula Perversa junta o policial com o fantástico e proporciona bons momentos ao leitor. Estou muito curiosa quanto aos próximos volumes.

Outras opiniões a Janet Evanovich:
Perseguição Escaldante

Sem comentários: