quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Opinião: Entrevista com o Vampiro (Crónicas dos Vampiros #1)

Título original: Interview with the Vampire (1976)
Autor: Anne Rice
Tradutor: Teresa de Sousa Gomes
ISBN: 9789721037502
Editora: Publicações Europa-América (2010)

Sinopse:


Obra já clássica no seu género, Entrevista com o Vampiro é o primeiro volume da saga «Crónicas dos Vampiros» e granjeou o estatuto de livro de culto, comparável a Drácula de Bram Stoker.
Das plantações oitocentistas do Luisiana aos becos sombrios e cenários sumptuosos de Paris, do Novo Mundo à Velha Europa, Claudia e Louis fogem de Lestat, o seu criador e companheiro imortal. E o cruel vampiro que tirara partido do desespero de Louis e da fragilidade da órfã Claudia, no bairro francês da Nova Orleães assolada pela peste, move-lhes uma perseguição sem tréguas no submundo parisiense, entre a trupe Théâtre des Vampires do misterioso Armand e criaturas das trevas.
 

É com esta mescla de sangue, violência e erotismo ímpares, no pano de fundo da reflexão sobre a condição trágica que é a do vampiro condenado à imortalidade, que Anne Rice narra uma extraordinária história em que a crueldade e os sentimentos tenebrosos que percorrem as páginas resultam numa maravilhosa sinfonia poética que viria a inspirar muitos escritores

Opinião:


Em Entrevista com o Vampiro, Louis de Pointe du Lac a sua verdadeira natureza a um jovem jornalista: ele é um vampiro criado no século XVIII por Lestat, uma figura misteriosa e cruel que desenvolve em Louis sentimentos contraditórios ao longo de toda a narrativa. Lestat aproveita o desespero de Louis para proceder à sua transformação em ser da noite, servindo-se da influência e riqueza que este tinha enquanto humano. Louis relata a sua história, intimamente ligada com uma reflexão profunda sobre o valor da vida e da morte.

Louis, a personagem principal desta narrativa, é um vampiro que se agarra aos vestígios da sua humanidade, questionando-se constantemente sobre as condições da sua natureza, uma vez que Lestat insiste em mantê-lo ignorante nos assuntos dos seres das trevas. Encerra em si conflitos morais que o afastam do seu criador, o que levará Lestat a tomar medidas dramáticas que irão alterar o rumo dos acontecimentos.


Anne Rice apresenta, nesta obra, algumas das suas personagens mais marcantes: Lestat, Louis, Cláudia e Armand. Personagens completamente distintas que, num ambiente sangrento, violento e erótico, defronta-se com a condição trágica do vampiro condenado à imortalidade, um dom e, consequentemente, uma maldição.

Os diálogos e as descrições, levam o leitor a envolver-se completamente na narrativa, sendo fácil compreender os sentimentos desenvolvidos por Louis e pelas personagens que lhe são mais próximas, ao mesmo tempo, sentir o ambiente poético que é referenciado de forma minuciosa.

Narrado com mestria, este é um livro que enaltece valores humanos através de uma perspectiva mais obscura e por vezes macabra. O leitor não só fica agarrado à história como também rende-se ao estilo de escrita peculiar e poético de Anne Rice e à capacidade da autora de construir personagens complexas, profundas e memoráveis.


Este livro pertence ao grupo dos que mais prazer me deu a ler, devido à sua história envolvente, cruel, poética e às reflexões pertinentes. É um marco na literatura fantástica e gótica. Uma obra para ler e reler e que deve estar presente na estante de qualquer fã do género fantástico.


Outros livros de Anne Rice:
O Tempo do Anjo (Os Cânticos do Serafim #1)

Sem comentários: