segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Opinião: Coração Envenenado

Título original: Poison Heart (2012)
Autor: S. B. Hayes
Tradutor: Maria da Fé Peres

ISBN:9789722633659
Editora: Civilização Editora (2012)

Sinopse:

Quem é Genevieve? Que segredos esconde? Por que razão está tão determinada a destruir a vida de Katy? Para onde quer que Katy se vire, Genevieve está lá – na escola, com as amigas de Katy e, o pior de tudo, a tentar seduzir o novo e sexy namorado de Katy. Apesar de ser muito popular, Genevieve esconde uma faceta ameaçadora, uma faceta perigosa que só revela a Katy: Eu sou o teu pior pesadelo! 

Será que Genevieve é simplesmente uma rapariga que teve uma infância difícil? Ou será que esconde debaixo do seu encantador sorriso algo sinistro, algo sobrenatural? Um romance sobre as reviravoltas da amizade, do amor e da maldade que não vais conseguir parar de ler.

Opinião:


Ao início, Coração Envenenado pode parecer ser mais um livro para jovens adultos onde elementos fantásticos embelezam uma história de amor. Mas tal como diz o ditado, “as aparências iludem”, e, com o decorrer da leitura, este livro revela ser mais do que isso.

Katy, a protagonista, é uma jovem que entra na faculdade e desde esse momento que resolve entrar em mudança. Cansada de ser apenas mais uma rapariga entre tantas outras, quer ser notada, quer fazer sucesso entre as amigas, quer ter boas notas e quer conquistar o rapaz mais giro. Ao início, esta apresentação pode fazer a leitura esmorecer mas, gradualmente, nota-se uma grande mudança. Afinal, Katy começa a sentir que está a ser perseguida.

Fã de histórias fantásticas, repletas de bruxarias e feitiços, a protagonista começa a acreditar que está a ser vítima de alguém com esse tipo de poderes: uma jovem bonita, de penetrantes olhos verdes que parece estar-lhe a roubar o seu lugar na comunidade. Paralelamente, o leitor começa a ter dúvidas sobre a natureza do infortúnio da protagonista, e, com o decorrer da leitura, muitas mais questões surgem. Com cada capítulo surge uma nova reviravolta, até ao momento em que tudo é colocado em causa, até a própria natureza das personagens.

Com o aproximar do desfecho, o leitor percebe que tem todas as pistas necessárias para desvendar o grande mistério desta narrativa. Apesar de não ser algo completamente surpreendente, acaba por ser um fim que agrada e que fecha toda a história, sem necessidades de mais desenvolvimentos e sem exageros descabidos para continuar a narrativa em futuros livros. Contudo, existem certas questões que podem parecer demasiado forçadas, nomeadamente na questão das relações ou na facilidade de acesso a determinada informação.

Livro de leitura fluida, vai agradar os fãs de literatura destinada a um público mais jovem mas que está cansado de ver a mesma fórmula a repetir-se nos livros que lê. Coração Envenenado pode não conquistar desde o início, mas é sem dúvida um livro que vai agarrando o leitor, até ao ponto em que este não o consegue largar. Agradável e interessante, não se pode dizer que se trata de um romance do género fantástico, apesar de toda a narrativa transmitir essa ideia.

Sem comentários: