quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Opinião: Angelologia

Título original: Angelology (2010)
Autor: Danielle Trussoni
Tradutor: Alice Rocha
ISBN: 9789722343732
Editora: Editorial Presença (2010)

Sinopse:
No início dos tempos, Deus enviou alguns dos seus anjos com o intuito de vigiar a humanidade. Os anjos tinham ciúmes da outra criação de Deus, e decidiram envolver-se com as mulheres humanas, de forma a ganhar poder sobre a criação, dando origem a uma nova espécie: os neflins. Quando Deus descobriu o que se estava a passar, enviou os seus arcanjos para castigar os anjos rebeldes e provocou o dilúvio. Contudo, alguns neflins conseguiram persistir.

Os neflins têm-se infiltrando em grupos poderosos e nas famílias mais influentes da história, de forma a ganhar poder e a alterar o decorrer dos eventos a seu bel-prazer. Estes seres belos alados são terríveis e ambiciosos não vão ao encontro da imagem que a humanidade tem dos anjos. Porém, toda a actividade dos neflins tem vindo a ser estudada pela sociedade secreta de angelologistas, que através de conhecimentos ancestrais têm conseguido atenuar os efeitos da presença dos descendentes de anjos e humanos na terra.

Opinião:

Angelologia apresenta uma história envolta em mistério e muita alão. No início da narrativa, o leitor conhece a irmã Evangeline do Convento de Santa Rosa, possuidora de um passado trágico. Quando a jovem freira recebe uma carta que a leva à examinar a vasta biblioteca do convento, encontra informações que a fazem relembrar assuntos passados que tentara esquecer e vê-se perante um destino que estava traçado bem antes de nascer.

Este é um livro que reúne alguns temas cativantes como a religião e o misticismo. Ao início pode custar um pouco a entrar no ritmo de leitura, pois é difícil conseguir criar uma ligação com as personagens que surgem no início da trama, mas com o desenvolvimento, assiste-se a um enredo gradualmente intrincado que leva o leitor a querer saber cada vez mais sobre os assuntos em discussão.

A representação dos anjos é muito interessante, uma vez que é aposta à ideia preconcebida da sociedade ocidental de que são virtuosos e belos. Contudo, a temática da religião foi pouco explorada, nomeadamente quando se tratava das personagens que habitavam o convento, que, em certos momentos, pareciam ser devotos de uma rotina e não de uma fé.

Gabriella e Celestine foram as duas personagens que mais agradaram. São mulheres fortes, inteligentes e distintas, e o facto de ser possível ao leitor acompanhar a sua história em muito ajuda para criar empatia. São fontes de conhecimentos cruciais para o desenrolar da acção, e à medida que vão desvendando os seus segredos, deixam o leitor adivinhar a conclusão dos acontecimentos.

Angelologia é um livro muito bem escrito que oferece alguns conceitos novos e interessantes que quebram preconceitos. Uma leitura agradável mas que faz a mente não descansar enquanto todos os pontos não estão ligados.

Sem comentários: