quinta-feira, 9 de agosto de 2012

E o primeiro livro de sempre é…


Quando surge esta questão, muita gente tem a tendência de responder a Bíblia de Gutenberg, mas tal não é verdade. Impresso por volta de 1455, este não é o primeiro livro da história.

Este título é dado a “Sutra do Diamante” ("Vajracchedika Prajna Paramita", o primeiro título que lhe é atribuído), uma coletânea de textos com teor budista, que terá sido produzida na China, através de técnicas rudimentares.

 
Segundo a Biblioteca Britânica, que possui um exemplar datado de 868 d.C., este é o "o mais antigo e completo exemplar de um livro”. Apesar de ser um pergaminho, o texto está impresso em xilogravura, técnica que utilizada a madeira como matriz e que permite a reprodução de uma imagem sobre diversos suportes, entre os quais o papel.

Encontrado em 1907 pelo arqueólogo Marc Aurel Stein numa caverna fechada no nordeste da China, "Diamante do Sutra" foi impresso 587 anos antes do nascimento da famosa Bíblia de Guntenberg.

O seu texto, muito popular nas escolas budistas, começa com a frase "Assim eu ouvi", e relata uma história que terá acontecido entre Buda e os seus discípulos.

Sem comentários: