quarta-feira, 4 de julho de 2012

Opinião: Números - Luta Contra o Tempo

Autor: Rachel Ward
Título Original: Numbers - Time to Run (2009)
Tradução: Rita Graña
ISBN: 9789896681548
Editora: Vogais (2012)
Sinopse:
"Toda a gente tem um número, mas acho que sou a única que os vê."
Desde que a mãe morreu que Jem Marsh descobriu o que a tornava diferente das outras pessoas. Afinal, um simples cruzar de olhares faz com que ela observe um número: a data de morte de quem a olha. Órfã, é entregue a uma família adotiva que não a entende e anda numa escola onde se sente rejeitada. Incapaz de estabelecer relações duradouras, é constantemente relembrada de que nada dura para sempre e que o tempo de todos está contado. Contudo, o seu modo de vida é alterado quando conhece Spider, um jovem que a cativa mas que tem uma morte próxima. Jem tenta não criar laços afetivos com o rapaz, mas tudo muda quando ela é tida como culpada de um ato terrorista. Assim, Jem e Spider elaboram um plano de fuga, apesar de as probabilidades de sucesso serem mínimas.
 
Opinião: 

Destino aos leitores mais jovens, este é um livro com uma premissa interessante: e se soubéssemos quando é que aqueles que mais amamos vão morrer? Jem, a protagonista, teve que lidar com a fatalidade da vida quando era uma pequena criança, o que fez com que negasse as relações com medo de voltar a ser magoada. Como tal, escolheu não contar a sua estranha capacidade a ninguém e tornou-se numa jovem antissocial sem grandes objetivos de vida. Iinicialmente, não é fácil criar empatia com esta jovem que se esconde de tudo e todos. Compreende-se que se trata de uma menina que sofreu muito na vida, mas o facto de se ter entregado à sua dor e de não procurar uma alternativa a isso não a torna cativante, até porque a seu lado tem alguém que a tenta estimular.

Com o desenrolar da trama, Jem vai sendo obrigada a conviver com outras pessoas, e aí torna-se mais interessante.Enquanto começa a conviver e a perceber os anseios, desejos e medos de quem com ela tenta estabelecer uma ligação começa a ver a sua maldição com diferentes olhos. Continua a não aceitar, mas finalmente percebe que cada dia deve ser vivido como se fosse o último. 

Spider também não é uma personagem fácil de gostar ao início. Demasiado inconsciente dos perigos da vida e centrado em si próprio, acaba por revelar a sua verdadeira personalidade quando foge com a amiga. Não é o rapaz perfeito, mas é a pessoa indicada para operar a mudança em Jem.

A escrita da autora é fácil de acompanhar e muito fluída. Apreciei o facto de Rachel Ward não procurar produzir uma trama repleta de obstáculos e com um final feliz. Jem sofre e sabe que a vida continua a ter percalços, mas é a sua atitude perante estes que muda e que a leva a ultrapassá-los. 

Uma leitura rápida e fácil, com uma premissa interessante mas que, se estivesse centrada em personagens mais adultas, poderia ter sido melhor explorada.

Nota: "Números - Luta Contra o Tempo" é o primeiro volume de uma trilogia. Os livros que se seguem, "The Chaos" e "Infinity"  ainda não possuem tradução em português, mas é possível adivinhar o seu conteúdo graças ao final em aberto. Porém, este é um livro que pode ser lido individualmente, já que os próximos têm outras personagens como protagonistas.

2 comentários:

The Book Terminator disse...

Vi este livro na Bertrand e peguei nele porque me senti atraído pelo título, uma vez que adoro matemática. Li a sinopse e pareceu-me bastante interessante: uma rapariga que consegue ver quando alguém vai morrer. No entanto pousei-o porque tenho muitos outros livros para ler. Mas recomendas?

Cláudia disse...

Olá! Não é um livro que tome muito tempo. Eu própria li-o em dois dias numa altura em que andava com muito trabalho. Os capítulos são pequenos, o que faz com que se vá lendo mais um, e depois mais um, e depois outro até que dás por ti com mais páginas lidas do que estavas à espera. A história em si é interessante. Uma protagonista jovem mas com os pés bem assentes na terra (se calhar até demais) e uma premissa que nos leva a pensar "se tivesse esse dom, como reagiria?". Aposta nisso =)