sexta-feira, 8 de junho de 2012

Opinião: A Paixão de Artemísia


 Autor: Susan Vreeland
Título Original: The Passion of Artemisia (2001)
Tradução: Carla Ferraz
ISBN: 9789898032034
Editora: Edições Saída de Emergência (2007)

Sinopse:

 “A Paixão de Artemísia” é um romance histórico que se baseia na história de coragem de Artemisia Gentileschi, a primeira mulher a entrar na ilustre Academia de Artes de Florença. Susan Vreeland apresenta a sua visão desta personagem histórica que fez a diferença no século XVI, época em que as artes eram apenas dirigidas ao homem.

Filha de um ilustre pintor, Orazio Gentileschi, Artemísia sempre revelou ter um talento inato. Contudo, tudo muda na sua vida quando é violada por Agostino Tassi, assistente do seu pai, aos 18 anos. A acreditar na justiça dos tribunais, a jovem denunciado o homem que abusou do seu corpo, mas acaba por ser humilhada em praça pública e por ver aqueles que mais amava a traírem a sua confiança.

Assim, a jovem Artemísia acaba por ter um casamento por conveniência e parte à conquista do seu lugar no mundo das artes.

Opinião:

Susan Vreeland fornece uma visão incómoda das dificuldades que as mulheres tinham para se fazerem ouvir no século XVI. Consideradas inferiores ao homem e detentoras do pecado capital, são tidas como indignas de exercer trabalhos mais nobres e, muitas vezes, até de sair de casa. A autora apresenta a sua versão dos factos de um modo emocionante, onde o grande ponto de destaque vai para a construção de personagens.

É possível acompanhar a evolução de Artemísia desde uma jovem ingénua a uma mulher madura e forte o que faz dela uma figura a admirar. As personagens que a rodeiam também mantêm o interesse, especialmente a filha da pintora (que parece exatamente alguém que eu conheço) e Galileu, que também sofre por não poder proferir o que realmente acredita.

Ao longo da leitura, torna-se inevitável pesquisar as obras que a autora descrever com grande precisão e até emotividade. Deste modo, o leitor passa a conhecer quadros com temáticas fortes que marcaram a arte barroca para além de ser elucidado sobre as técnicas artísticas utilizadas na época.

A escrita é simples de acompanhar e bastante fluída, podendo apenas haver a sensação que certos momentos passaram de modo demasiado repentino, sem haver qualquer explicação sobre o que se sucedeu. O final, pode não ser o mais agradável, mas é, sem dúvida, um momento que revela crescimento pessoal.

Este é um livro que poderá ser mais apelativo ao público feminino, devido à forma como os temas são retratados, mas não deixa de ser uma boa forma de conhecer uma mulher que marcou o seu tempo e que pode ser considera um exemplo intemporal. Uma leitura agradável.

Sem comentários: