quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Opinião: Lockdown - Inimigo Invisível


Título Original: Lockdown (2020)
Autor:
Peter May
ISBN: 
9789897544545
Editora:
Marcador (2020)

Sinopse:
Escrito há mais de quinze anos, este thriller presciente e cheio de suspense decorre numa cidade em quarentena e explora a experiência humana sob o domínio de um vírus assassino.
Londres é o epicentro de uma pandemia global e a cidade está completamente confinada. A violência e a agitação espreitam por toda a parte e ninguém se encontra a salvo do vírus mortal que já ceifou milhares de vidas. Os hospitais estão sobrelotados e os serviços de emergência são impotentes. O inspetor Jack MacNeil demitiu-se da polícia, está divorciado e preocupado com o filho, que parece ter contraído o vírus. No seu último dia de trabalho, é ainda enviado para resolver o homicídio de uma criança, aparentemente relacionado com um saco de ossos encontrado na obra de um hospital de emergência. O culpado cruel faz tudo o que pode para frustrar MacNeil e a corrida contra o tempo começa numa Londres em confinamento. Quem deterá MacNeil primeiro: o vírus ou o assassino?

 Opinião:

Lockdown – Inimigo Invisível, é um livro de Peter May, publicado pela Marcador, que prova que a ficção muitas vezes se aproxima da realidade. Trata-se de uma obra que retrata um mundo em quarentena devido à ameaça mortal de um novo vírus. Um conceito que, atualmente é mais do que verosímil devido à atual pandemia. Contudo, este livro foi escrito há 15 anos e, na altura, não foi publicado por a editora achar o conceito demasiado irreal.

Com a ameaça atual provocada pelo novo coronavírus, Peter May recuperou o rascunho e a editora aceitou publicá-lo. Foi assim que Lockdown – Inimigo Invisível chegou às livrarias e roubou atenções. É que o tema atual torna-se apelativo, mas esta obra tem ainda outras elementos que proporcionam uma boa leitura. Existe um mistério cativante, personagens interessantes e um ritmo rápido e com bom encadeamento que faz com que se deseje saber a conclusão.

No caso desta obra, a pandemia é provocada por uma mutação do vírus da gripe das aves. As medidas de prevenção impostas são mais duras do que aquelas que assistimos em 2020, mas a ação do vírus da ficção também é mais perigosa. Ainda assim, é fácil imaginar o ambiente de tensão que é descrito. No meio de tudo isto, o aparecimento de ossadas de uma criança acaba por ser o motor que faz mover toda a narrativa. Tal como o detective MacNeil, também o leitor vai desejar saber quem era aquela vítima, quem lhe fez mal e qual terá sido o motivo que provocou a sua morte.

O desenrolar dos acontecimentos é rápido, havendo sempre algo a acontecer ou alguma nova informação a surgir. Isto faz com que a leitura avance a bom ritmo e depressa cheguemos à conclusão da história. As motivações gerais fazem sentido e levam-nos a questionar a nossa própria atualidade e o que não é dito ou exposto. Por ser uma obra rápida e focada na acção, as personagens acabam por ter uma construção algo superficial, mas que funciona no panorama geral da trama.

Peter May conseguiu criar uma história com boa intriga e num ambiente que todos nós conseguimos entender. Mesmo que na altura que ele o tenha imaginado tivesse parecido impossível aos olhos de todos. Lockdown – Inimigo Invisível revela-se um thriller intenso e pertinente.

Sem comentários: