domingo, 10 de junho de 2012

Opinião: Cobiça (Série dos anjos Caídos #1)


Autor: J. R. Ward
Título Original: Covet (2009)
Tradução: Filipa Aguiar
ISBN: 9789898228604
Editora: Quinta Essência (2011)

Sinopse:

“Cobiça” é o primeiro livro da série Anjos Caídos de J. R. Ward. Em cada volume, são apresentadas sete personagens que são afetadas por cada um dos sete pecados mortais. A cobiça é o primeiro.

Vin diPietro é um homem dedicado ao trabalho. Foi através do seu esforço que conseguiu construir fortuna e ter uma vida que julgava impossível quando criança. Homem frio e calculista, vê os seus planos de vida colocados em causa quando conhece uma mulher que se dedica à prostituição numa casa de alterne. O homem de negócios começa a reconhecer quem nem sempre seguiu pelo melhor caminho e fica parado numa encruzilhada onde o caminho errado poderá colocar em causa a salvação da sua alma eterna.

A seu lado, diPietro pode contar com o inesperado Jim Heron, um homem que foi escolhido pelos anjos e demónios e que tem a salvação ou a danação nas suas mãos.

Opinião:

A premissa dos sete pecados capitais pode ser considerada cativante por muitos e acaba por ser o fator de grande atração desta série de livros. O leitor fica a par de uma nova mitologia onde anjos e demónios deixam o destino da humanidade nas mãos de um humano, que poderá contar com as intervenções de ambos os lados nas suas ações. Contudo, penso que esta grande força da obra acaba por não ser devidamente explorada.

O grande enfoque da autora vai para as personagens de Vin diPietro e de Marie-Terese, o par romântico da narrativa, e, aqui, tudo parece demasiado forçado. A partir do momento em que estes se conhecem, o leitor percebe rapidamente o desfecho da obra. Para além disso, a súbita alteração de diPietro não convence assim como as motivações de Marie-Terese parecem carecer de fundamentos.
  
A trama fica envolvida em clima de romance e sedução, o que pode desiludir quem está à espera de um teor mais místico. A própria resolução do conflito acaba por parecer demasiado simples e básica, tendo em conta que a autora aparentava preparar algo maior.

A escrita é simples de acompanhar, sendo que as descrições são focadas na aparência das personagens, na exposição de sentimentos e emoções e, como não podia deixar de ser, nas relações sexuais. Os diálogos são bem conseguidos na medida em que expressam credibilidade ao utilizarem recursos linguísticos correspondentes a cada personagem.

Uma leitura leve com as características adequadas a quem aprecia uma simples história de amor envolta num cenário possuidor de elementos sobrenaturais. Eu não fiquei convencida.

Sem comentários: