quinta-feira, 21 de março de 2019

Opinião: Sangue & Fogo (A História dos Reis Targaryen # 1 - partes 1 e 2)

Título Original: Fire and Blood (2018)
Autor: George R. R. Martin
Tradução: Jorge Candeias
ISBN: 9789897731365 e 9789897731464
Editora: Edições Saída de Emergência (2018 e 2019)

Sinopse:

Séculos antes dos acontecimentos de A Guerra dos Tronos, a Casa Targaryen – a única família de senhores dos dragões a sobreviver à Perdição de Valíria – fez de Pedra do Dragão a sua residência. Sangue e Fogo inicia a sua narração com a história do lendário Aegon, o Conquistador, criador do Trono de Ferro, e prossegue com o relato das gerações de Targaryen que lutaram para manter o icónico trono, até à guerra civil que praticamente destruiu esta dinastia.

Porque foi a Dança dos Dragões tão devastadora para os Sete Reinos? Quem é o legítimo herdeiro do Dragão? E que papel desempenhou a Casa Stark nesta luta de poder? Estas são algumas das questões a este livro dá resposta pela mão de um reconhecido meistre da Cidadela.

Opinião:

George R. R. Martin decidiu revisitar a história de uma das famílias mais intrigantes de "As Crónicas de Gelo e Fogo": os Targaryen. Enquanto os fãs aguardam (im)pacientemente pela continuação da saga de sucesso, o ator apresenta "A História dos Reis Targaryen", uma obra que apresenta todos os monarcar que subiram ao Trono de Ferro desde Aegon, o Conquistador, primeiro desta dinastia.

Tal ideia pode fazer parecer que Sangue & Fogo poderá resultar numa obra monótoma, aborrecida e com pouco a acrescentar a este universo. Quem pensa assim não poderia estar mais enganado. É que o resultado é o oposto desta ideia preconcebida. George R. R. Martin volta a provar que é um verdadeiro mestre. O autor não só apresenta um mundo complexo, como ainda nos deixa cativados com as personagens e intrigas que as envolvem.

É muito interessante atribuir uma personalidade vincada a cada um dos nomes de que já tínhamos ouvido falar. Agora, estas figuras surgem à nossa frente, são dotadas de características distintas, fazem-nos acreditar que realmente poderiam ter existido. Este continua a ser um dos pontos fortes do autor: construir personagens bem humanas, com as suas qualidades, defeitos e peculariedades. Desta forma, é fácil distinguir cada personagem e perceber de que forma influenciaram o tempo em que viveram e como modificaram os Sete Reinos.

Ao fazer esta leitura, fiquei com a sensação de que estava a ler um livro de História, de um ponto de vista mais íntimo. Isto porque a forma como os factos são apresentados estão tão bem fundamentados que quase fazem acreditar que tudo aquilo poderia ter acontecido. Isto é fantástico, uma vez que estamos a falar de um mundo imaginário no qual existem dragões. Pode-se dizer que esta sensação resulta de uma narrativa credível, fortemente inspirada na realidade, sem receios de chocar ou de mostrar o pior e melhor da humanidade.

Ao observar diferentes reinados, é impossível não comparar os reis, os trabalhos feitos e eleger os nossos favoritos. Confesso que gostei de Aegon, o Conquistador, mais pelo seu lado pioneiro e pelo papel desempenhado por cada irmã do que propriamente pela personalidade do rei. Jaehaerys I e Alysanne facilmente conquistam a simpatia dos leitores por terem sido os mais próximos do povo e das suas necessidades. Aegon III pode ter sido o que menos me agradou, talvez por nunca ter entendido bem quem ele era devido à personalidade reservada e pouco luminosa.

Fica ainda a ideia de que um bom rei poderá sempre deixar uma mancha ou algo mal resolvido que vai prejudicar o reinado do seu sucessor. Como tal, é ingrato avaliar o trabalho de cada monarca pela estabilidade conseguida, uma vez que, muitas vezes, os problemas são herdados de questões mal resolvidas de governos anteriores. Ainda assim, torna-se interessante observar a fama com que cada um fica em comparação com as verdadeiras preocupações e trabalhos feitos.

Terminado o volume 1 de Sangue & Fogo, surge a vontade de ler a segunda parte desta obra que apresenta toda a disnatia Targaryen. É uma obra muito bem conseguida e que vem acrescentar bases e profundidade às "Crónicas de Gelo e Fogo". Estou curiosa para conhecer os antepassados de Daenerys e, claro, para ler o Winds of Winter.



Sem comentários: