terça-feira, 20 de março de 2018

Opinião: Aceitação (Trilogia Área X #3)

Título Original: Acceptance (2014)
Autor: Jeff Vandermeer
Tradução: Casimiro da Piedade
ISBN: 9789897730955
Editora: Saída de Emergência (2018)

Sinopse:

Será que há finalmente respostas para os mistérios da Área X?
O inverno chegou à Área X, a misteriosa zona que desafia toda a lógica há mais de trinta anos e que tem resistido a inúmeras expedições que procuram desvendar os seus segredos.
À medida que a Área X se expande, a agência responsável por investigá-la colapsa e mergulha no caos. Cabe a uma última e desesperada equipa atravessar a fronteira e alcançar a ilha remota que pode conter as respostas ao enigma. Se falharem, o mundo vai sucumbir à devastação que não para de alastrar.
Neste último volume, a verdade sobre a criação da Área X poderá ser revelada, bem como os eventos e protagonistas que originaram a sua contaminação. Mas estarão os membros da equipa preparados para as implicações aterradoras e profundas dessas revelações?

Opinião:

Chegou ao fim uma das trilogias de ficção científica mais inquietantes da actualidade. Não se pode dizer que esta seja uma obra fácil de compreender na sua totalidade. Requer uma leitura cuidada, atenta, assim como espírito crítico e capacidade de entender a crítica do autor. Mas certo é que nos faz reflectir sobre o nosso papel neste mundo, sobre o como a sociedade o está a corromper, sobre como tudo é fugaz, como a mudança é inevitável e não pode ser travada.

Aceitação conclui a Trilogia Área X de forma inesperada. Apesar de os dois primeiros volumes tratarem do mesmo assunto, apresentam-no de uma forma completamente diferente. Agora, neste último livro, o autor consegue juntar todos os pontos de vista num desfecho apropriado, mas que dificilmente conseguiria prever. Gostei que o autor mistura-se as personagens e também os tempos da narrativa, de forma a fornecer-nos uma visão geral do que aconteceu no início de tudo, justificando assim o fim escolhido.

Ao longo destas páginas, acompanhamos o ponto de vista de quatro personagens. Três delas são já nossas conhecidas, sendo que a quarta, apesar de nova, é também uma figura já mencionada que finalmente se revela e nos fornece informações importantes para compreender a origem da Área X. Achei curiosas as ligações que o autor fez entre algumas personagens, assim como também apreciei o facto de o estilo de escrita mudar com uma destas figuras. Sinto que estas opções tornaram a leitura mais rica.

As descrições continuam a ter um papel muito forte na narrativa deste volume, o que pode causar algum desconforto. São momentos longos, que precisam de atenção para se entender o que o autor quer transmitir, quer seja no espaço como na exploração das personagens. Ao longo da história surgem criaturas, paisagens ou circunstâncias muito fora do comum, nem sempre sendo fácil imaginar com facilidade tudo o que nos é transmitido. Certo é que, mesmo com algumas dificuldades, surgem na nossa mente imagens invulgares e muitas vezes perturbadoras, levando-nos a pensar sobre o limite entre o belo e o horrendo, o equilíbrio e o caos. Um verdadeiro exercício mental.

A Área X acaba por ser uma chamada de atenção para com a forma como o ser humano se relaciona com o mundo. Cada personagem representa uma forma diferente de o fazer. As questões ambientais estão claramente em causa, sendo possível perceber a preocupação do autor para com as alterações que se estão a operar no nosso planeta devido à acção do Homem. Jeff Vandermeer recorda-nos que nós não existimos em separado da natureza, que fazemos parte dela e somos dependentes dela. Devemos preocupar-nos com a forma como cuidados do planeta, pois as mudanças inevitáveis vão atingir-nos a alterar a forma como vivemos. Resta saber até que ponto...

É uma obra que causa estranheza, mas é também uma obra difícil de comparar com qualquer outra. Tem identidade própria, é diferente de tudo o resto, marca e ocupa um lugar próprio. Jeff Vandermeer teve a ousadia de se inspirar num sonho que teve para criar um mundo novo e apresentar uma possibilidade de futuro. Existem emoções fortes e revelações inesperadas, o que, juntamente com as descrições, conseguem deixar-nos algo perturbados. Uma obra marcante que merece ser tida em conta.


Outras opiniões a livros de Jeff Vandermeer:
Aniquilação (Trilogia Área X #1)
Autoridade (Trilogia Área X #2)

Sem comentários: