quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Opinião: A Coroa (A Seleção #5)

Título Original: The Crown (2016)
Autor: Kiera Cass
Tradução: Alexandra Cardoso
ISBN: 9789897543401
Editora: Marcador (2017)

Sinopse:

Este é o volume final da saga «A Seleção», que apaixonou milhares de leitores por todo o mundo! Em A Herdeira, o universo de A Seleção entrou numa nova era. Vinte anos se passaram desde que America Singer e o príncipe Maxon se apaixonaram, e a filha do casal é a primeira a passar pela sua própria seleção. Eadlyn não acreditava que encontraria um companheiro entre os trinta e cinco pretendentes do concurso, muito menos o amor verdadeiro. Mas às vezes o coração tem uma maneira estranha de surpreender-nos... E agora Eadlyn precisa fazer uma escolha muito mais difícil - e importante - do que esperava.

Opinião:

Está encerrada a série "A Seleção". Em A Coroa, Kiera Cass coloca um fim a esta história e se já antes afirmava que preferia Eadlyn a America como protagonista, agora enalteço isso. A heroína desta aventura cresceu imenso, sendo muito mais fácil sentir empatia com ela do que aconteceu no momento em que foi apresentada no volume anterior, A Herdeira. Uma personagem principal e uma narrativa mais rápida e cativante torna este livro o meu preferido da série.

Assim que a leitura começa, a autora prova-nos que Eadlyn deixou de ser a menina rica privilegiada que não tem noção da realidade do seu povo. Os rapazes que compõe a Seleção mudaram esta herdeira ao trono, conseguiram levá-la a parar para pensar no que existe além do palácio. A partir desse momento, é possível observar a mudança de prioridades desta protagonista e, consequentemente, também a sua forma de se mostrar aos outros.

Eadlyn revela-se uma jovem inteligente, sensível, trabalhadora, dedicada e altruísta. Contudo, não é essa a primeira impressão que passa aos outros. É curioso como a autora nos leva a pensar na dificuldade que muitas vezes sentimentos em revelar-nos tal como somos, sendo que muitas vezes não somos bem interpretados e, por isso, compreendidos. Para esta heroína é essencial ser vista como é na verdade, pois só assim conseguirá cumprir o seu dever. Talvez a nossa verdade também faça com que seja mais fácil alcançar os objetivos que temos.

A ideia geral da Seleção continua a não me deixar propriamente entusiasmada. A protagonista é forçada a desenvolver vários interesses amorosos, uma vez que tem de analisar a sua ligação com cada candidato. Isto ocupa uma grande parte da narrativa, tal como acontece nos volumes anteriores da saga. Contudo, a novidade aqui é que algumas personagens conseguem surpreender, revelando-se mais complexas do que aconteceu com a Seleção dos primeiros três livros, que tinham America como protagonista. Confesso que já esperava a escolha que Eadlyn iria fazer. Fiquei satisfeita com este desfecho, apesar de ter achado demasiado dramática a forma como foi alcançado.

Um outro ponto forte deste livro é a preocupação de Eadlyn com o seu papel de herdeira do rei. Isto faz com que não existe apenas romance na trama, mas também um contexto de maior interesse. É verdade que continuo a lamentar o facto de Kiera Cass não desenvolver mais este mundo, mas desta vez apreciei os problemas sociais que foram apresentados, a forma como a opinião pública se revela essencial para as massas e ainda mais as soluções finais que a protagonista encontrou e colocou em prática.

O desenrolar da acção é mais rápido do que aconteceu no livro anterior. Existem mais momentos de interesse, o que torna a leitura bastante rápida. Terminado este volume, é possível constatar a evolução da autora. A história vai de encontro ao que os fãs, de certo, desejam encontrar, mas as personagens estão mais ricas e humanas enquanto os motivos que provocam o desenrolar dos acontecimentos são também mais cativantes. Kiera Cass conseguiu concluir muito bem esta saga. Fiquei bastante satisfeita e com vontade que, apesar de tudo, a autora volte a este mundo, através de um ponto de vista diferente, para mostrar de que forma a sociedade foi alterada graças às novas ideiais de Eadlyn. Posso ter esperança, não posso?

Outras opiniões a livros de Kiera Kass:
A Seleção (A Seleção #1)
A Elite (A Seleção #2)
A Escolha (A Seleção #3)
A Herdeira (A Seleção #4)
A Sereia

Sem comentários: