terça-feira, 7 de março de 2017

Opinião: Autoridade (Trilogia Área X #2)

Título Original: Authority (2014)
Autor: Jeff Vandermeer
Tradução: Casimiro da Piedade
ISBN: 9789897730184
Editora: Saída de Emergência (2017)

Sinopse: 

Após 30 anos, os únicos traços humanos detetados na Área X – uma estranha zona contaminada cercada de uma fronteira invisível e sem traços de civilização – são os que foram deixados por expedições sucessivas sob autoridade de uma agência tão secreta que quase foi esquecida.
Face à tumultuosa 12.ª expedição narrada em Aniquilação, a agência tem um novo diretor nomeado, John Rodrigues, também conhecido por Control. A braços com uma equipa desesperada e frustrada por uma série de incidentes e vídeos perturbantes, Control começa a desvendar lentamente os segredos da Área X e dos mistérios narrados no primeiro volume, mas a cada descoberta que faz, é forçado a confrontar verdades sobre ele próprio e a agência que jurou servir.

Opinião:

Depois de ter ficado muito surpreendida com Aniquilação, de Jeff Vandermeer, tive de começar a ler Autoridade, o segundo livro desta trilogia, assim que tive oportunidade.  Desta vez, não exploramos a Área X, mas sim a Extensão Sul, o departamento da agência que está mais próximo desta zona em que a natureza parece ter tomado o controlo. Também a personagem que acompanhamos é diferente, o que faz com que o regresso a este mundo não tivesse sido como esperava.

Control é a personagem central deste volume, ainda que a bióloga, que acompanhámos no livro anterior, também esteja presente. Control é o "sangue fresco" da Extensão Sul e, como seria de esperar, vai com expectativas e esperanças no que toca à resolução do mistério da Área X. É curioso ver como este entusiasmo depressa começa a desaparecer quando ele começa a encontrar obstáculos, não só nos novos colegas como também nesta zona que ninguém consegue entender.

Talvez por não estar dentro da Área X, não me consegui sentir tão motivada na leitura deste livro como aconteceu no anterior. Os momentos que mais me prenderam a atenção foram os encontros entre Control e a bióloga pois aí conseguia encontrar vestígios dos elementos que mais me surpreenderam neste mundo. De resto, não se encontra grande evolução nos acontecimentos, mas tal é explicado pelo facto de a própria resolução do mistério da Área X ser, aparentemente, impossível. Aqui, o que acontece de relevante está no entendimento da estrutura e o desespero daqueles que trabalham na agência.

Control apresenta uma grande evolução ao longo do livro. Apesar de não ser uma figura carismática, gostei do seu empenho em querer fazer a mudança, mesmo quando apenas encontrava obstáculos. Também apreciei a sua sensibilidade para com a noção de contraste entre a realidade e o perigo da Área X em relação é ilusão que a população vive. Gostaria, no entanto, que se tivesse esforçado mais nas relações com os colegas, de modo a que nos fosse possível perceber quem são essas pessoas. Afinal, com o decorrer da narrativa, é possível entender que eles escondem a sua verdadeira essência.

Senti que uma boa parte do livro andou sempre à volta dos mesmos temas e assuntos, sem grande evolução. Sente-se a tensão e o facto de Control estar cada vez mais enclausurado na Extensão Sul, mas gostaria ainda de ter visto mais desenvolvimentos.

Mais perto do final, o ritmo da leitura começa a aumentar bastante. Tal se deve a novos acontecimentos como também a revelações que são feitas. Gostei que fosse explorado o lado da manipulação que é realizada às expedições, como ainda de encontrar novas ligações que, ainda que não explicadas, sugerem que grandes surpresas estão para chegar. Dar uma vista de olhos ao que aconteceu às pessoas de outras expedições e encontrar novas consequências na entrada na Área X levaram-me a ficar ainda mais curiosa para perceber como e porque tudo começou.

O final de Autoridade é inesperado e faz ter vontade de pegar rapidamente no derradeiro livro desta trilogia. Este volume pode não ter sido tão cativante como o anterior, mas a conclusão sugere que o derradeiro livro, Aceitação, poderá ser verdadeiramente surpreendente. Estou curiosa para saber o que Jeff Vandermeer está reservar para a conclusão desta trilogia.

Outras opiniões a livros de Jeff Vandermeer:
Aniquilação (Trilogia Área X #1)

Sem comentários: