quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Opinião: Doce Tortura

Título Original: Sweet Damage (2014)
Autor: Rebecca James
Tradução: Isabel Veríssimo
ISBN: 9789898775436
Editora: Suma de Letras (2015)

Sinopse:

Tim encontra um quarto para alugar, mas há uma condição para que o possa arrendar: Terá de fazer todos os recados à dona do quarto, uma mulher muito reservada e pouco amistosa, que nunca abandona a casa. Começam a acontecer coisas estranhas na casa e, ao mesmo tempo que o desconforto de Tim vai aumentando, crescem também os seus sentimentos pela bela e misteriosa dona da casa. Que tipo de pessoa será: alguém que merece compaixão, alguém para amar ou alguém para temer?

Opinião:

Não sabia bem o que esperar de Doce Tortura, mas devo admitir que Rebecca James conseguiu manter-me agarrada a este livro. Ele foi devorado em pouco tempo! A história que se desenrola essencialmente dentro de uma grande mansão onde existem inúmeros acontecimentos estranhos e a convivência entre duas personagens tão diferentes uma da outra cativaram-me.

A autora realmente mostra que nós somos muito responsáveis pelo ambiente que existe nos locais onde permanecemos. Desta forma, Tim  é um rapaz que faz pensar em sol, praia e boa disposição. A história é contada do ponto de vista dele, o que faz com que se sinta que o otimismo dele, a sua jovialidade e também descontração afetam quem o rodeia. Contudo, existem pessoas negras que podem ser nocivas para ele, e quando elas estão próximas percebe-se de que forma ele é alterado.

Penso que podemos considerar Tim o oposto de Anna. Desde o momento em que ela surgiu que eu senti uma enorme vontade de conhecer o seu passado de modo a compreender o motivo de ela ser como é. Afinal, Anna é uma jovem que parece estar rodeada de uma nuvem cinzenta e carregada de más energias. Ela fecha-se na sua dor de tal forma que nem consegue sair de casa.É fácil perceber que tal se deve a algum acontecimento dramático ou trágico, e tal fica ainda mais evidente graças aos capítulos que relatam o seu ponto de vista do passado. Contudo, nem tudo é logo revelado, o que nos leva a criar teorias.

Existem ainda umas outras figuras que são importantes para o desenrolar da trama. Lilla é uma rapariga de quem não se gosta de forma imediata. É egocêntrica, intrometida e interesseira. Além disso, nunca se percebe bem quais são as suas intenções. Depois, existem os irmãos Fiona e Marcus, dois advogados que parecem sempre demasiado sérios e criam algumas desconfianças. As restantes personagens secundárias têm pouco relevo, o que faz com que seja bastante fácil perceber quem são os intervenientes da ação.

O desenrolar da trama está bem conseguido e impele a leitura. E é verdade que o facto de os capítulos serem pequenos é algo que ajuda a avançar com maior rapidez. Há sempre algo de estranho a acontecer ou uma nova pista a surgir. Como tal, é com facilidade que surgem várias teorias sobre o segredo daquela casa e de Anna. Gostei do facto de, a certo ponto, chegar a duvidar do género em que este livro pode ser inserido. Contudo, devo também admitir que as minhas suposições não estavam muito afastadas do que foi revelado nas últimas páginas.

Doce Tortura possui uma história que me foi deixando cada vez mais curiosa e que transmite a ideia de superação. Faz pensar sobre a forma como podemos influenciar os outros e sobre relações tóxicas. Um livro que me fez ter vontade de conhecer outras obras da autora.

Sem comentários: