quarta-feira, 22 de julho de 2015

Opinião: Shiver - Um Amor Impossível (Lobos de Mercy Falls #1)

Título original: Shiver (2009)
Autor: Maggie Stiefvater
Tradução: Maria do Carmo Figueira
ISBN: 9789720044273
Editora: Editorial Presença (2011)

Sinopse:

Sam e Grace são dois adolescentes que vivem um amor sublime e aparentemente impossível. Todos os anos, quando chega a Primavera, Sam, abandona a sua vida de lobisomem e recupera a forma humana, aproximando-se de Grace, mas sempre que regressa o Inverno, vê-se obrigado a voltar à floresta e a viver com a sua alcateia. Quando olha pela janela de sua casa, na orla da floresta, Grace repara sempre num lobo que a fita com os seus misteriosos olhos amarelos e sabe que é ele, Sam, o seu salvador. E Sam observa a sua amada de longe, ansiando pelo retorno da Primavera. Conseguirá o seu amor, cada vez mais intenso, vencer os muitos obstáculos que ameaçam separá-los para sempre? Uma história cheia de aventuras e descobertas, mágica, original, que desafia a mente e enternece o coração.

Opinião:

Desde que Shiver - Um Amor Impossível saiu no mercado português que eu estava muito curiosa e com muita vontade de o ler. Afinal, trata-se de um livro dentro do género fantástico e sobre o qual já tinha lido boas opiniões. A oportunidade para o fazer aconteceu recentemente, e eu esperava deparar-me com uma história pouco complexa mas bonita e amorosa. Infelizmente este livro revelou-se uma grande desilusão.

Durante a leitura, não consegui deixar de constatar que Maggie Stiefvater parece fã de Stephanie Meyer. Perdoem-me, mas não consigo deixar de constatar as muitas semelhanças que existem entre este livro e Crepúsculo. Os vampiros foram substituídos por lobisomens, o que não pode ser considerada uma grande novidade ou inovação.

Grace, a protagonista, parece ter a mesma personalidade aborrecida de Bella. Também ela é, supostamente, muito madura para a idade, também ela toma conta dos pais que, por uma razão muito pouco credível, são disparatados e ausentes, também ela desenvolve uma verdadeira obsessão por um rapaz estranho, também ela é muito melodramática e sim... também ela não se sente incomodada por ser observada enquanto dorme. Não consegui sentir qualquer empatia com Grace.

Não consigo mesmo perceber o encanto à volta de Sam. Ele é um rapaz atormentado que representa o lado sobrenatural da obra, o que também o torna misterioso, mas, tirando isso, tem poucos atrativos. A autora tenta mostrar que os lobisomens são seres que, com o tempo, acabam por se entregar ao lado instintivo, mas Sam combate isso devido ao seu "amor" por Grace. Esta ideia pode parecer muito romântica, mas não foi bem desenvolvida. Não se percebe como este amor surgiu, pois o momento do "clique" foi muito estranho (sério... se ela estava a ser atacada, porque não ficou com marcas?) e porque parece ir contra algo que seria mais natural. Além disso, ele não deixa de parecer um perseguidor e até mesmo as suas músicas conseguem ser constrangedoras de tão lamechas que são.

As restantes personagens são muito fracas e superficiais. Os motivos da "rival" de Grace são demasiado forçados, o que fazem com que não seja temível. O mentor de Sam é insípido e, apesar de no início parecer ser uma figura paterna, acaba por se revelar um homem que poderia ser mais complexo do que o que realmente é.  Os pais de Grace são completamente descabidos, o que me leva a pensar que têm aquela personalidade só mesmo para a filha poder andar livremente a fazer o que quer e para ter um rapaz escondido no quarto.

A autora até tinha algumas ideias interessantes, mas mesmo quando estas foram desenvolvidas, tal aconteceu de uma forma muito fraca. A sociedade lobisomen até poderia fazer sentido, mas não há grandes motivos para tudo ser tão voltado para Sam. Um suposto alfa não é alguém a quem a liderança é imposta. Os desaparecimentos poderiam ter feito o leitor levantar suspeitas e imaginar diferentes hipóses, mas nem isso foi bem aproveitado.

Shiver - Um Amor Impossível é um livro que se lê sem grande entusiasmo e que depressa se torna aborrecido. Pode ter alguns momentos mais interessantes, mas estes depressa são quebrados pelos dramas e amores de adolescentes. No final da leitura, apenas fiquei feliz por não ter arriscado em comprar os dois volumes que se seguem. Não tenho qualquer intenção de concluir esta trilogia.

2 comentários:

O Feitiço dos Livros disse...

Tenho este livro para ler e já vi mais do que uma pessoa a dizer o mesmo, por isso estou um bocadinho de pé atrás!!

beijinhos

Cláudia disse...

Olá Feitiço dos Livros! Pois, eu, pelo contrário, tinha visto muitas pessoas a elogiarem este livro.. Mas lá está, os gostos não são todos iguais, por isso nunca se sabe. Eu não gostei e nem penso em continuar a acompanhar a trilogia.

Beijinho*