segunda-feira, 27 de julho de 2015

Opinião: O Lago dos Sonhos (Blackthorn & Grim, #1)

Título original: Dreamer's Pool (2013)
Autor: Juliet Marillier
Tradução: Catarina F. Almeida
ISBN: 9789896576288
Editora: Planeta (2015)

Sinopse:

Um livro intenso que tem como pano de fundo a Irlanda medieval. Voltando ao registo dos seus primeiros livros, a autora constrói uma trama intricada, sempre acompanhada dos mistérios celtas, que não deixará os leitores indiferentes.
Em troca de ajuda para escapar a um longo e injusto encarceramento, a amarga curandeira mágica Blackthorn... terá de cumprir, durante sete anos, a promessa que fez ao seu libertador: aceder a todos os pedidos de socorro que lhe forem dirigidos.

Opinião:

Juliet Marillier é uma autora que eu faço questão de acompanhar e fico feliz por os seus livros estarem a ser publicados com regularidade em Portugal.O mais recente a chegar às nossas livrarias é O Lago dos Sonhos, o primeiro volume de uma nova série, que marca o regresso da contadora de histórias a temas mais adultos.

Esta trama é narrada segundo três pontos de vista diferentes. O primeiro que nos é dado a conhecer é o de Blackthorn. Ao contrário de grande parte das protagonistas da autora, esta é uma mulher madura,  sábia, com um temperamento difícil, resultado de um passado de dor e perda, e que tem muita vontade de ver a justiça a ser feita. Gostei bastante dela pela sua diferença e por parecer ser alguém real. Juliet Marillier arriscou com esta personagem e fê-lo muito bem! Nota-se que ela se inspirou nos seus conhecimentos druídicos para a criar assim como na experiência pessoal de outros.

Depois, existe Grim, um homem que também é muito diferente e inesperado. Nota-se queexiste nele um grande coração, mas também algo muito negro que o atormenta. Ao longo de toda a obra queremos perceber o que lhe aconteceu para se tornar o que é. A terceira visão da obra é dada por Oran, um príncipe jovem, idealista e romântico. Ele é o típico galã com que todas as jovens desejam casar, e penso que, desta forma, a autora quis mostrar que o sonho pode existir, ainda que possa ser improvável. Afinal, Juliet já disse por mais do que uma vez que gosta de contar histórias que transmitam esperança apesar dos muitos obstáculos que possam ter.

O desenrolar da narrativa está muito bem conseguido, apesar dos acontecimentos que são revelados na sinopse apenas surgirem na segunda metade do livro. O início é chocante e justifica a personalidade de Blachthorn e Grim. Ao mesmo tempo, cria no leitor a necessidade de que os vilões sejam castigados, uma revolta que se mantém ao longo de toda a leitura. Os elementos mágicos são muito semelhantes aos que surgem noutras obras da autora, uma vez que parecem não ter limites com o que é natural. Podem surgir dúvidas sobre como a história de Blachthorn e Grim se vai intercalar com a de Oran, uma vez que tal demora a acontecer.~

Nesta trama, penso que não existe um grande vilão a ser derrotado, mas sim várias forças que representam a corrupção da humanidade. De todas as formas, a mentira e o engano está sempre subjacente, sendo ainda que na maioria das ocasiões existe o uso da força e do poder para subjugar aqueles que são mais fracos. Acredito que a autora queria mostrar que estas maldades e atrocidades também existem nos nossos dias e, assim, sensibilizar os leitores a serem mais atentos com o que os rodeia.

Relativamente ao mistério que envolve esta trama, está bem conseguido, apesar de Juliet Marillier fornecer muitas pistas sobre o que poderá estar verdadeiramente acontecer. Sendo assim, não é difícil adivinhar qual será a resolução, mas quando tal acontece parece algo saído de um verdadeiro conto de fadas.

O Lago dos Sonhos revela ser um ponto de viragem no trabalho de Juliet Marillier. A trama adquiriu um teor mais adulto e interventivo mas sem nunca perder a ideia de sonho e esperança tão características da autora. Eu fiquei muito bem impressionada e estou ansiosa pela chegada do próximo volume desta série, que tem tudo para estar entre as melhores desta verdadeira contadora de histórias.

Outras opiniões a livros de Juliet Marillier:
A Filha da Floresta (Sevenwaters #1)
O Filho das Sombras (Sevenwaters #2) 
A Filha da Profecia (Sevenwaters #3)
A Vidente de Sevenwaters (Sevenwaters #5)
A Chama de Sevenwaters (Sevenwaters #6)
Sangue-do-Coração
Shadowfell (Shadowfell #1)
O Voo do Corvo (Shadowfell #2)
A Voz (Shadowfell #3)

Sem comentários: