terça-feira, 28 de abril de 2015

Opinião: A Marca de Atena (Os Heróis do Olimpo #3)

Título original: The Mark of Athena (2012)
Autor: Rick Riordan
Tradução: Nuno Bombarda de Sá
ISBN: 9789896576387
Editora: Planeta (2015)

Sinopse:

Annabeth está aterrorizada; quando pensava juntar-se de novo a Percy após seis meses de separação, graças a Hera, eis que o Campo Júpiter se prepara para a guerra. Enquanto voa com os amigos Jasão, Piper e Leo no Argo II, a jovem não culpa os semideuses romanos por pensarem que o navio é uma arma grega. Com o dragão fumegante como figura de proa, a fantástica criação de Leo não parece nada amigável.
Annabeth tem esperança de que a visão do pretor Jasão no tombadilho convença os romanos de que os visitantes do Campo dos Bastardos vêm em paz. Mas trata-se apenas de uma das suas preocupações. Annabeth transporta consigo um presente da mãe com uma exigência enervante: Segue a Marca de Atena. Vinga-me. A jovem já se sente pressionada pela profecia que envia sete semideuses numa demanda para encontrar – e fechar – as Portas da Morte. Que mais quer Atena dela? O maior medo de Annabeth, porém, é que Percy possa ter mudado, que se tenha aproximado demasiado dos romanos! O rapaz ainda precisará dos velhos amigos? Como filha da deusa da guerra e da sabedoria a jovem sabe que nasceu para comandar, mas não quer continuar a viver sem ele.

Opinião:

Voltar a acompanhar Percy Jackson e os outros semideuses criados por Rick Riordan é sempre algo que me agrada muito. Sei à partida que estes heróis vão viver muitas aventuras e enfrentar com bravura obstáculos, sei que muitas situações podem parecer demasiafo fáceis e que certos vilões até vão surgir de uma forma rídicula, mas tudo isso me diverte. Gosto da forma como o autor mistura os mitos clássicos na era moderna, deixando uma sensação de frescura e juventude.

Os ingredientes já mencionados não ficam de foram em A Marca de Atena. Na terceira aventura da saga "Os Heróis do Olimpo", assiste-se a um grande choque entre as culturas gregas e romanas, pois  diferentes personagens destes dois meios unem-se numa missão em comum. Desta vez ninguém perde a memória, o que faz com que os contrastes e as semelhanças estejam mais em evidência.

Este livro é contado a três vozes, e cada uma delas corresponde ao filho de um deus grego. Percy Jackson, que sempre surgiu como um líder, mantém a sua postura corajosa, otimista e, por vezes, pouco convencional. Anabeth surge como o elemento mais maduro, talvez por ser filha de Atena e devido à missão secreta que lhe foi incumbida. Leo mantém o seu lado bem-disposto eaté ingénuo apesar dos tormentos que vive. Já Piper parece estar a ultrapassar a sua timidez e a começar a acreditar no potencial que tem.

Os heróis já não guardam grandes surpresas, é verdade, mas é a forma como eles reagem aos desafios que fazem a trama avançar. Afinal, existem sempre obstáculos a serem ultrapassados, todos respectivos a mitos da cultura clássica. Figuras mais conhecidas, como Hércules e Narciso, e outras que podem passar mais despercebidas, como Crisaor e os gémeos Aloídas, surgem como inimigos dos heróis. É sempre engraçado ver a forma como Rick Riordan os traz para o mundo moderno e as personalidades que lhes concede.

O enredo é divertido e proporciona uma leitura rápida. É certo que existem certas situações que acontecem de uma forma demasiado simples, o que pode não agradar aos leitores mais exigentes. Em momento algum surge a dúvida de que os heróis não vão conseguir, por isso a leitura é feita sem grande sobressaltos. Contudo, foi muito bom ver que o final trouxe uma surpresa, o que puxa para a leitura do próximo volume desta saga.

Este livro teve um tradutor diferente dos dois volumes anteriores e isso sente-se sem ser preciso comparar nomes. Afinal, existem algumas palavras que surgem de forma diferente, o que pode causar alguma estranheza. Enquanto nos volumes anteriores alguns termos foram traduzidos, agora surgem na sua forma original. Mas aquilo que mais me causou estranheza foi a mudança do nome de Jason, que agora é Jasão. Confesso que, no primeiro livro, achei que o nome deveria ter sido traduzido, mas não tendo acontecido, acho que se deveria ter mantido.

Os fãs de Rick Riordan vão apreciar A Marca de Atena. Rick Riodan continua a provar que a sua fórmula de sucesso não se esgotou e que é capaz de tornar uma grande aventura num livro divertido de se ler. Se gostaram de outros livros do autor, então de certeza que vão apreciar este.

Outras opiniões a livros de Rick Riordan:
Percy Jackson e a Maldição do Titã (Percy Jackson #3)
O Herói Desaparecido (Os Heróis do Olimpo #1)
O Filho de Neptuno (Os Heróis do Olimpo #2)

Sem comentários: