quarta-feira, 25 de junho de 2014

Opinião: O Último Desejo

Título original: Ostatnie Zyczenie (1993)
Autor: Andrzej Sapkowski
Tradutor (do francês): Carlos Correia Monteiro de Oliveira
ISBN: 9789722345378
Editora: Editorial Presença (2011)

Sinopse:

Desde a década de 1990 que o bruxo Geralt de Rivia se tornou um dos heróis de culto na Europa de Leste, tendo passado rapidamente do âmbito literário, para o cinema, a televisão e até os jogos electrónicos. Sapkowski, o seu criador, senhor de um humor corrosivo e de uma escrita de características pós-modernas, é um admirável inovador da linguagem. O facto de se ter imposto num mercado onde domina o fantástico anglo-saxónico é por si só uma proeza, mas mais interessante foi ter rompido com os estereótipos do género. Para Spakowski, o norme é serem as princesas a assaltar os caminhos... Um livro que inspirou o jogo de vídeo "The Witcher".

Opinião:

“Que época mais podre! Quem teria pensado, ainda há vinte anos, mesmo estando embriagado, que um dia existiriam profissões como a de bruxo? Os bruxos!”

Andrzej Sapkowski, nascido na Polónia, rompeu com alguns estereótipos da literatura fantástica e criou um fenómeno na Europa de Leste, através das suas aventuras de inspiração eslava conduzidas por um herói pouco convencional – não esquecer que a primeira publicação data do início dos anos 90 do século XX.

Geralt de Rivia é um bruxo. Sempre a viajar, a sua presença nunca passa despercebida, afinal os seus cabelos brancos, o seu olhar penetrante que vê perfeitamente no escuro e a sua postura arrogante, suscitam o medo e o fascínio. Num mundo medieval, composto por grandes terras senhoriais habitadas por nobres poderosos e população ignorante, o preconceito é uma constante em todas as terras por onde Geralt passa. A sua profissão não é vista com bons olhos, afinal, ele percorre as terras à procura de monstros e seres sobrenaturais que possa aniquilar a troco de uma compensação monetária.

"É um feiticeiro a soldo. Um saltimbanco que opera em troca de um punhado de moedas de prata. Um capricho da natureza. Um atentado aos direitos humanos e divinos. Seres como ele deviam ser queimados."

Mas o bruxo de Rivia não é o ser impiedoso que todos imaginam. O seu treino e as suas viagens levaram-no a perceber que os seres não estão limitados à condição de “bom” ou “mau”. Ele entende que estas podem coexistir em qualquer ser, independentemente da sua origem ou aspecto físico, analisa cada caso isoladamente e age conforme os seus valores, apesar de, aparentemente, ser um homem frio e calculista.

O Último Desejo é um livro composto por seis episódios unidos por um outro que é contado no início de cada nova aventura. Cada episódio apresenta seres sobrenaturais diferentes, assim como capacidades de resolução e mensagens distintas. Sendo assim, o leitor vai encontrar princesas encantadas, feiticeiros assassinos, rainhas calculistas, monstros com capacidade de amar, deidades misteriosas, entre outros. Ah! Mas é importante saber que aquilo que parece nem sempre corresponde ao que realmente é, afinal, como o próprio autor afirma, para ele “o normal é serem as princesas a assaltar os caminhos...”

Ao longo destas pequenas narrativas, é possível verificar referências a contos tradicionais bem conhecidos, tais como a Branca de Neve e os Sete Anões, dos alemães irmãos Grimm, Cinderela, cuja versão mais conhecida é atribuída ao francês Charles Perrault e A Bela e o Monstro, cuja primeira versão foi publicada pela francesa Gabrielle-Suzanne Barbot de Villeneuve. Este factor provoca proximidade com o leitor, apesar de poderem surgir de formas pouco convencionais.

O facto de se tratar de um livro composto por pequenas narrativas, pode desagradar alguns leitores que procuram tramas mais longas onde seja possível verificar uma intriga mais complexa. Por outro lado, estes pequenos episódios estão bem intrincados e tornam a leitura rápida e composta por pequenos momentos curiosos.

Hoje em dia já existem publicações dentro do género, com heróis que quebram os estereótipos da modernidade e resoluções de um protagonista que deseja reencontrar aquilo que o torna humano. O Último Desejo revela-se uma leitura agradável, da qual os fãs do género fantástico vão gostar de efectuar, apesar de não marcar particularmente. 

Sem comentários: