terça-feira, 22 de abril de 2014

Opinião: O Olho da Lua (A Saga de Bourbon Kid #2)

Autor: Anónimo
Título Original: The Eye of the Moon (2009)
Tradução: Leonor Bizarro Marques
ISBN: 9789895579044
Editora: Asa (2014)

Sinopse: 

Depois de dezoito anos de chacinas (e quantidades industriais de bourbon) é altura de Bourbon Kid parar com a matança. Porém, Peto, o monge de Hubal, regressa a Santa Mondega com o misterioso Olho da Lua, à procura do assassino encapuçado, e não está sozinho.
À medida que a Noite das Bruxas se aproxima, os heróis improváveis Dante e Kacey são mais uma vez sugados para o violento vórtice do mal, juntamente com bandos de vampiros (e um ou outro lobisomem). Acrescentem-lhe Sanchez (o barman indiscreto), os Serviços Secretos, Jessica (o anjo de morte) e um novo Senhor das Trevas e haverá novo banho de sangue não tarda.
Quando o golpe para liquidar o Kid falha, os que o querem ver morto descobrem que a situação sofreu uma reviravolta. O Kid tem a sua própria lista de alvos a abater e desta vez não vai poupar ninguém…
Esta sangrenta mas brilhante sequela de O Livro Sem Nome dá seguimento à saga com uma arrepiante história de massacres, carregada de humor negro, caos e gente doida.

Opinião:

O Olho da Lua retoma a acção pouco tempo após os acontecimentos relatados em O Livro Sem Nome. Os leitores que ficaram rendidos ao primeiro livro vão adorar o segundo, afinal, o tom misterioso, a violência, o ponto de vista de diversas personagens e a imprevisibilidade continuam presentes. Para além disso, o humor torna-se mais perceptível neste livro, o que poderá ser explicado pela aceitação da forma como o autor escolheu contar esta história, que ao início poderá ser um choque.

Contudo, trata-se de um humor negro. Este acontece em momentos que poderão ser tidos como sérios, tais como um confronto ou um diálogo decisivo. Pormenores, tais como frases ditas no momento certo, atitudes de personagens ou situações caricatas quebram o ambiente pesado e fazem o leitor esboçar um sorriso ou até mesmo soltar uma gargalhada. E esta foi a característica que mais me agradou em O Olho da Lua.

O objecto que dá o título ao livro já tinha sido mencionado em O Livro Sem Nome, por isso é fácil adivinhar o que motiva as personagens neste volume. O poder é o grande desejo da grande maioria das figuras, mas é interessante observar alguns desejos de "normalidade". E se no livro anterior a maior parte das personagens parecia ter um papel mais decorativo, agora tornam-se elementos que alteram os acontecimentos através das suas acções.

Foi bom ver o Bourbon Kid mais vezes. Se por um lado isso permitiu ficar a conhecer melhor esta figura enigmática, por outro, quebrou-se um pouco do seu encanto. Finalmente percebe-se a razão de ele ser quem é e a apresentação do seu passado é um dos momentos altos da leitura. O leitor vai fazer diversas ligações e perceber factos para além daqueles que são devidamente expostos.

É também interessante constatar que neste volume existe uma evolução da componente fantástica. Para além dos vampiros que já tinham sido apresentados em O Livro Sem Nome, surgem ainda lobisomens e múmias. Estes novos seres acrescentam valor ao livro, já que dão uma nova visão sobre esta sociedade que promete esconder muitos outros segredos e ainda aumentam a sensação de perigo.

O ritmo da narrativa é rápido e por vezes pode surgir a sensação de que não se está a conseguir acompanhar todas as situações. Também fica a sensação de que algumas ideias que já tinham surgido em O Livro Sem Nome foram repetidas. O final, contudo, é bastante intrigante e faz desejar pela leitura do terceiro volume desta série.

As descrições mantêm as características do primeiro livro. Muito gráficas, tornam simples a tarefa do leitor imaginar, principalmente no que toca às cenas de maior acção e violência. Muitas vezes, existe a sensação de que se está a assistir a um filme na nossa cabeça e percebe-se que este tipo de trama não só funciona bem no formato livro como ainda poderia ser bem explorada no cinema.

É preciso ter sentido de humor para ler O Olho da Lua e não ser demasiado sensível a descrições de violência, sangue e tripas. Esta é uma série diferente e que tem como principal função entreter, por isso é dessa forma que deve ser vista. Se gostaram de O Livro Sem Nome, então vão gostar deste.

Outros livros da Saga de Bourbon Kid:
O Livro Sem Nome (A Saga de Bourbon Kid #1)

Sem comentários: