quarta-feira, 23 de abril de 2014

Feliz Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor!

Hoje é o dia de comemorarmos os livros, esses volumes que fornecem conhecimento, fazem viajar e viver tantas aventuras. Mas conhecem a origem desta celebração?

Surgiu na Catalunha, em Espanha, em 1926. A data escolhida inicialmente era o 5 de abril, pois era o dia de nascimento do escritor Miguel de Cervantes. Desta forma, o governo espanhol comemorava não só o escritor como também a Feira do Livro Espanhol. Só a parir de 1930 é que a data passou a ser o 23 de abril, o dia do falecimento do mesmo escritor.

Em 1995, a UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) insituiu o 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. A razão da data não estava apenas associada ao facto de se assinaliar a morte de Miguel de Cervantes como ainda de outros autores, como William Shakspeare (apesar de não ser preciso), Vladimir Nabokov,  Garcilaso de la Vega e Josep Pla.

O objectivo da UNESCO é promover o prazer da leitura, a publicação de livros e a protecção dos direitos autorais. Assim sendo, de que forma estão a pensar celebrar o dia?

Sem comentários: