segunda-feira, 17 de junho de 2013

Opinião: Sonhos Esquecidos (Predestinados #2)

Título Original: Dreamless (2012)
Autor: Josephine Angelini
Tradução: Inês Castro
ISBN: 9789896573744
Editora: Planeta (2013)

Sinopse:

Helena Hamilton é o único Rebento que consegue descer ao Mundo dos Mortos e enfrenta uma tarefa quase impossível.
Durante a noite vagueia pelo Hades, para tentar deter o ciclo infindável de vingança que amaldiçoou a família.
Durante o dia esforça-se por superar a fadiga que lhe consome com rapidez a saúde mental. Sem Lucas a seu lado, Helena não tem a certeza de possuir forças para continuar.
Quando está prestes a atingir o ponto de ruptura, um novo Rebento vem protegê-la dos perigos do Mundo dos Mortos. Mas o tempo está a esgotar-se, um inimigo implacável conspira contra eles e as Fúrias clamam por sangue.
Quando o mundo grego antigo colide com o mundo mortal, a vida protegida de Helena em Nantucket desliza para o caos. Mas a tarefa mais difícil será esquecer Lucas Delos..

Opinião:

Depois de ter ficado um pouco desiludida com Predestinados, o primeiro volume desta saga, de autoria de Josephine Angelini, foi com as expectativas em baixo que peguei em Sonhos Esquecidos. Contudo, logo no início reparei que este livro apresentava melhorias e evoluções interessantes.

O livro inicia no exacto momento em que Predestinados terminou. Helena descobriu as suas novas capacidades e depressa as coloca à prova com vista o bem comum dos Rebentos que estão amaldiçoados pelas Fúrias. As viagens da protagonista ao Mundo dos Mortos exploram a sua força de vontade e persistência. Helena continua a não ser uma heroína com quem seja fácil criar empatia devido à sua perfeição, mas as aventuras em que se encontra acabam por tornar a leitura mais interessante.

A relação com Lucas sofre um revés e, se esta personagem pareceu-me indefinida no primeiro volume, agora apresenta uma evolução apelativa. Lucas vive em conflito interior e com a sua família, o que faz com que explore características das suas potencialidades que o colocam num campo mais negro. A sua personalidade começa também a ser afetada, sendo apresentadas tendências mais reais.

Sonhos Esquecidos revela-nos a personagem mais interessante até agora criada pela autora. Falo de Oríon, um rapaz com um sentido de humor cativante que é uma lufada de ar fresco. É graças a ele que surgem momentos mais apelativos, quer seja pelas piadas que conta quer seja pelo drama do seu passado que é desvendado aos poucos e poucos. Oríon é também a parte de que faltava ao inevitável triângulo amoroso que parece surgir sempre em obras desta género.

Este volume apresenta mais cenas de ação, o que agarra o leitor apesar das muitas falhas na construção das personagens principais. A mitologia é mais explorada e surgem novas figuras que são colocadas em pontos de vista curiosos. Destaco Hades, Perséfone e Ares. Também existem novos perigos, quer seja na apresentação de monstros quer seja na indefinição do lado do mal, o que promove a emoção na leitura.

Apreciei a ambiguidade das ações, que num momento podem ser vistas como "boas", mas quando analisadas as consequências que desencadeiam apresentam uma nova análise. A escrita continua a ter qualidades apelativas e o enredo apresenta francas melhorias em comparação com o primeiro livro da saga. A construção das personagens principais continua a ser a principal falha.

A continuação de Predestinados está, sem dúvida, melhor conseguida. Sonhos Esquecidos é uma leitura agradável que faz desejar saber o que acontece a seguir neste mundo onde a mitologia grega se mistura com o mundo humano atual.

Outras opiniões a livros de Josephine Angelini:
Predestinados (Predestinados #1)
Deusa (Predestinados #3)

16 comentários:

S.A.D.A. disse...

Estou com dificuldades de encontrar esse livro. Você poderia me informar onde você o adquiriu?

Cláudia disse...

Olá! Este livro foi adquirido junto da Editora Planeta, mas pode ser encontrado em qualquer livraria portuguesa.
Beijinho*

Anónimo disse...

Sonhos esquecidos ja foi lancado no brasil?

Cláudia disse...

Para ser sincera não sei. Esta edição é de Portugal.*

Anónimo disse...

Já existe a continuação de Sonhos Esquecidos????

Cláudia disse...

Ainda não. Quando for anunciada publico*

Anónimo disse...

Eu queria saber se esse livro já esta para vender no Brasil?

Cláudia disse...

Olá Anónimo. Peço desculpa, mas não sei responder a essa pergunta. Bj

Unknown disse...

Oi! Vc leu a versão em português de Portugal, não é?! Tem muita diferença do português do Brasil? É porque a editora responsavel desistiu de lançar a continuação no Brasil, e eu quero muito saber o que acontece, então estou pensando de comprar essa versão. Obrigada :)

Cláudia disse...

Olá Isabela! Sim, eu li a versão em português de Portugal, mas sinceramente não sei dizer se existem ou não muitas diferenças. Supostamente não devem haver. Que pena a editora ter desistido, detesto quando estou a acompanhar uma série e isso acontece. Felizmente existem sempre outras hipóteses que nos deixam acompanhar a história. Em Portugal já foi publicada a trilogia completa, o que é sempre uma opção. Um beijinho*

Unknown disse...

Olá
Gostaria de saber em que site poderia comprar a trilogia ,mesmo sendo em português de Portugal,pois como foi dito aqui no Brasil desistiram de lançar.

Cláudia disse...

olá Mikaeelly. A trilogia foi completada em Portugal e penso que a pode comprar em Fnac.pt ou Wook.pt. De qualquer forma, confirmar se realmente enviam para fora de Portugal.
Espero ter ajudado.

Unknown disse...

Sonhos esquecidos já foi lançado aqui no Brasil?

Unknown disse...

Já foi lançado sonhos esquecidos ?

Unknown disse...

Sonhos esquecidos já foi lançado aqui no Brasil?

Unknown disse...

Gente sério por favor não quero nem ler esse segundo livro sem saber só o seguinte Helen e Lucas ficam juntos? Por favoooorrrrr preciso saber gente respondam pra mimmm