sexta-feira, 21 de junho de 2013

Opinião: Na Sombra do Destino (Série Irmandade de Adaga Negra #8)

Título original: Lover Mine (2010)
Autor: J. R. Ward
Tradução: Luís Santos
ISBN: 9789724621425
Editora: Casa das Letras (2013)

Sinopse: 

John Matthew percorreu um longo caminho desde que o encontraram a viver com os humanos, desconhecendo, por completo, a sua natureza vampírica. Quando foi resgatado pela Irmandade, ninguém podia imaginar qual era a sua história ou a sua verdadeira identidade. Na realidade, Darius, o Irmão caído, retornou, mas com um rosto diferente e um destino completamente marcado. Quando uma violenta vingança pessoal arrasta John até ao coração da guerra, ele terá de contar não só consigo próprio mas também com quem ele foi antes. Só assim poderá enfrentar e erradicar o mal encarnado.
Xhex, uma assassina symphath, há muito que lutava contra a atração que sentia por John Matthew. Já tendo perdido um amante para a loucura, ela não permitirá que nenhum outro homem que ame fique preso na escuridão da sua vida perversa. Contudo, ambos descobrem que o amor, tal como o destino, é inevitável para as almas gémeas.


Opinião:

John Matthew tem sido uma personagem com destaque ao longo dos livros anteriores da Irmandade da Adaga Negra. J. R. Ward já tinha apresentado a fêmea que o conquistou, mas este amor sempre pareceu demasiado complicado. Com Na Sombra do Destino, finalmente ficamos a descobrir como tudo se vai resolver.

Passou um mês desde que Xhex foi raptada e John está desesperado por não saber onde ela se encontra ou mesmo se ainda está viva. Apesar de a obra estar centrada nestas duas personagens, existem imensos capítulos dedicados a outras figuras ou situações. Contudo, isto não funciona muito bem, pois se certas histórias paralelas dão força ao enredo principal, outras desviam-se completamente do tema e fazem o leitor pensar na razão de a autora as incluir. Existem duas cuja ligação só é feita no fim e até fazem algum sentido, mas até lá chegarmos parece apenas algo confuso e carente de um sentido pertinente.

Os Minguantes voltam a ter o papel de vilões e, mais uma vez, não convencem. Apesar da inclusão de Lash neste grupo aumentar o carácter de perigo, a verdade é que este lado do mal continua sem estar bem conseguido. Os capítulos dedicados a estes vilões tornam-se aborrecidos e existe a sensação de que se os excluíssemos da leitura não estaríamos a perder nada de realmente importante para a trama central.

O relacionamento entre John e Xhex não surpreende. Afinal, graças a leituras anteriores foi dado a perceber o que cada um sentia, e tendo em conta a resolução final dos livros que antecedem este, não foi difícil adivinhar o desfecho. Por isso mesmo, julgo que o livro tornou-se demasiado extenso em relação à história que pretendia contar.

Como John era um dos protagonistas, tornou-se inevitável a aproximação aos seus companheiros: Qhuinn e Blay. É bastante interessante observar a relação entre estes dois amigos. Numa saga onde os protagonistas são vistos como arquétipos do homem e amantes fervorosos e dedicados às suas mulheres, é curioso observar um outro lado da sexualidade e os preconceitos adjacentes.

O estilo de escrita usado mantém as características dos livros anteriores, sendo bastante simples de acompanhar. Houve algumas particularidades na tradução deste livro que não me agradaram. Não gostei de ver  palavras como "muiiito", "claaaro". Apesar de perceber a ideia que transmitem, a verdade é que não ficam nada bem e fazem-me sentir que estou a ler um texto escrito por uma adolescente.

Na Sombra do Destino não foi o meu livro preferido da saga da Irmandade Negra. A repetição de alguns temas e fórmulas, assim como algumas divagações desnecessárias quebraram um pouco a leitura. Contudo, por este ser um dos meus guilty pleasures, apreciei regressar a este mundo. Só espero que o próximo volume seja mais envolvente.

Outras opiniões a livros de J. R. Ward:

Na Sombra da Vingança (Série Irmandade da Adaga Negra #7)
Cobiça (Saga Anjos Caídos #1)
Desejo (Saga Anjos Caídos #2)

Sem comentários: