terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Opinião: O Estranho Mundo de Jack

Título original: The Nightmare Before Christmas (1993)
Autor e ilustrador: Tim Burton
Tradutor: Margarida Vale de Gato
ISBN: 9789898327031
Editora: Orfeu Negro (2010)

Sinopse:

O Estranho Mundo de Jack, escrito e ilustrado por Tim Burton, é já um clássico infantil e conta-nos a história de Jack Esquelético numa assustadora véspera de Natal.

Uma noite, enquanto passeia entediado na floresta de Halloween, Jack encontra algo que nunca vira antes: uma porta esculpida numa árvore. Ao abri-la, Jack entra no mundo alegre e cintilante da Cidade do Natal! Maravilhado com tanta luz e animação, Jack decide raptar o Pai Natal e levá-lo para Halloween, planeando as mais medonhas traquinices para a véspera de Natal
.

Opinião:

Quando chega o Natal, existem histórias que temos vontade de recordar. Nesta época, são muitas as que gosto de recordar, umas que conheço desde a infância, outras que descobri mais tarde. O Estranho Mundo de Jack é uma das mais antigas.

Depois do sucesso do filme, que estreou nas salas de cinema em 1993, Tim Burton decidiu passar esta trama para o papel, num livro repleto de belas e curiosas ilustrações de sua autoria. Assim, o autor e realizador transformou a sua história, de modo a adaptar-se ao novo formato e a conquistar um nova faixa etária: as crianças.

O livro ilustrado de O Estranho Mundo de Jack segue a mesma premissa que o filme, mas surge com um final distinto.  Aqui não existe Sally, o Papão ou o Dr. Finklestein, sendo a trama focada em Jack, no seu encanto pelo Natal e no seu desejo de se tornar o responsável por esta festividade. A moral é fornecida pelo próprio Natal, num modo mais directo do que acontece no filme .

A tradução do texto foi bem conseguida. A tradutora conseguiu transmitir as mesmas ideias emanter um esquema rimático, o que confere uma certa melodia à narrativa. Ao ler este livro, é natural sentir que se está a cantar a história.

As ilustrações estão muito bonitas e próprias do estilo de Tim Burton. Aprecio especialmente o contraste de cores que existe entre os elementos escuros da terra do Halloween e as cores vivas e alegres da terra do Natal, factor que enaltece a diferenciação entre as duas realidades.

Livro que vai fazer as delícias dos fãs do autor e realizador e até das crianças, esta bonita edição de O Estranho Mundo de Jack merece ser lida e relida sempre que o Natal chega.

Sem comentários: