segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

2012 em balanço e 2013 em preparação



2012 foi o ano de nascimento do Uma Biblioteca em Construção. Quando iniciei este projeto, em meados de Maio, acreditava que este iria ter um arranque lento em termos de visitas e seguidores.  Contudo, depressa vocês começaram a mostrar-me que eu estava enganada. Ao fim de menos de oito meses, o blog conta com 163 seguidores, 190 fãs na página de facebook, teve mais de 270 comentários e estabeleceu parcerias com quatro editoras!

A título de curiosidade, anuncio que o post com mais visitas foi a opinião ao livro Em Chamas, de Suzanne Collins, seguido de muito perto pela opinião de A Cidade das Almas Perdidas, de Cassandra Clare. Foram publicadas 97 opiniões e 14 entrevistas (sendo uma feita a uma personagem da ficção).

A ti (sim, tu mesmo, quem mais poderia ser?), o meu profundo agradecimento por tornares este crescimento possível. O meu desejo para 2013 é continuar a apresentar conteúdos que te interessem e que te façam ter vontade de passar por aqui.

E falando em 2013:

Sempre vi em muitos blogs desafios anuais. Agora que tenho o meu pensei: "Até que seria interessante meter-me nisso!". Andei a pesquisar, a ver o que existia pela blogosfera e cheguei a uma conclusão: não vou participar em nenhum.

Porquê? Ora, porque gosto de pegar no livro que me apetecesse naquele preciso momento. Pensei em desafiar-me com algo que incluísse vários géneros, mas e se depois houver algum que não me cative, deverei sentir-me obrigada a ler só para cumprir o desafio? E aquele desafio do alfabeto, é giro, mas o que vou ler eu de interessante de um autor cujo nome comesse com a letra X? Acredito que deve haver muitos bons autores que reúnam essa característica, mas eu não estou mesmo a ver nenhum (perdoem-me, e, se conhecerem algum avisem-me!). Admiro quem consegue comprometer-se com estes desafios mais específicos, mas eu ainda não sou capaz de o fazer.

Sendo assim, em 2013 vou ter apenas dois objectivos literários pessoais:
  • Ler 80 livros (tendo em conta que li 100 este ano, 80 não me parece ser um mau número);
  • Ler 20 dos livros que tenho na estante desde 2012 (sim, eles são muitos e sim, eles estão na lista de espera há demasiado tempo);
Posto isto, resta esperar por 2013 e desejar que este seja um bom ano para todos vocês, cheio de grandes leituras e de realizações pessoais!

Entrem com o pé direito e até para o ano!

8 comentários:

Ivonne Zuzarte disse...

Parabéns, Cláudia :P

Boa sorte* para o desafio a que te propuseste! :P

Feliz 2013!

Cláudia disse...

Obrigada Ray!
Um grande beijinho para ti*

Rita Verdial disse...

Bom ano 2013 para ti Cláudia! Eu por cá continuarei a acompanhar o Uma Biblioteca em Construção. Gosto da forma como fazes a divulgação das novidades das diferentes editoras, metódica e organizada :) Também gosto muito da rubrica "Comprar o livro pela capa" e gosto sempre de sabes as Aquisições hehe E claro, não podem faltar os passatempos! :)

Beijinho de bom ano, tudo de bom para ti e continuação de bom trabalho aqui com o blog! ^^

Cláudia disse...

Obrigada Rita! É bom ter o teu feed back ;)
Um grande beijinho e desejos de um bom ano*

Jota disse...

Muitos Parabéns! E que o futuro traga mais e melhores surpresas.

Mafi disse...

Parabéns ;)

Eu vou fazer esse do alfabeto mas ainda não tenho nenhum para a letra X, até tenho para a letra Y,W mas para o X não :( Bem também se não encontrar nenhum, leio mais um livro de outra letra qualquer, o importante é não desistir x)

Para 2013 vou para os 100 livros. Acabo 2012 com 175 livros lidos, portanto g

Cláudia disse...

Mafi, eu bem vi que o X era o problema desse desafio! Espero que consigas encontrar um autor com esse requisito e que seja uma boa leitura.
Quanto aos 100 livros, deves tratar disso até Agosto XD

Fiacha disse...

Ois claudia,

Parabéns pela criação do teu espaço que como sabes visito com a regularidade possível, mas que é sempre um prazer.

Quanto a objetivos, penso ser tambem a primeira vez que me proponho a fazer um, sendo que tentarei ler livros de escritores de nacionalidades diferentes, sem preocupações com o número.

Outro objetivo é tentar comprar cada vez menos e se possível ler os que tenho para ler e claro emprestados, mas há sempre tentações claro :D

Tudo de bom para este ano que atinjas os teus objetivos ;)

BJS