sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Opinião: O Apelo da Lua (Série Mercy Thompson #1)

Título original: Moon Called (2006)
Autor: Patrícia Briggs
Tradutor: Manuel Alberto vieira
ISBN:  9789896372576
Editora: Saída de Emergência (2010)

Sinopse:

Mercy Thompson é uma talentosa mecânica de automóveis que vive na zona de Washington. Mas ela é muito mais do que isso: também é uma metamorfa com o poder de se transformar num coiote. Como se não chegasse, o seu vizinho é um lobisomem, o seu antigo patrão um gremlin, e neste momento está a reparar a carrinha de um vampiro.

Este é o mundo de Mercy Thompson, um que parece igualzinho ao nosso, mas cujas sombras estão repletas de estranhas e perigosas criaturas da noite. E se até agora Mercy sempre viveu bem nesse mundo, aproxima-se o dia em que a sua preocupação vai ser apenas sobreviver…

Opinião:

Inserido no género romance paranormal O Apelo da Lua é o primeiro volume de uma série que se passa num mundo muito semelhante ao nosso, não fosse este estar povoado por criaturas sobrenaturais que coabitam com humanos. Apesar de a ideia deste universo não ser original, a verdade que este livro acaba por se destacar dos outros.

Mercy Thompson, a heroína desta aventura, é o principal atrativo da leitura. Mulher independente, confiante, inteligente e carismática, possui uma profissão pouco convencional para o género feminino e guarda um segredo: consegue transformar-se num coiote. Neste volume, o leitor tem acesso à dramática história da protagonista, que nunca conheceu o pai, de quem herdou aquela estranha capacidade, e que foi criada por lobisomens.

As diferenças entre espécies acabaram por levar Mercy a distanciar-se daqueles que a acolheram, acabando por ir parar a uma pequena cidade, onde convive com seres de diferentes espécies mas que se fazem passar por humanos (afinal, ainda nem todos revelaram a sua existência e por isso o melhor é viver desta forma).  

Mas claro que esta série não podia focar apenas a vida quotidiana de Mercy. Afinal, a jovem mulher vê-se ameaçada quando a casa do lobisomen alfa da sua cidade é invadida e uma morte acontece. Afetada por estes acontecimentos, a mecânica acaba por se envolver nas buscas pelo criminoso e percebe que tudo está envolvido numa conspiração maior do que era de prever ao início.

Apesar de Mercy ser uma personagem interessante e das outras figuras que a rodeiam sugerirem personalidades atrativas, a verdade é que este não foi um livro que me tivesse cativado logo desde o início. Isso pode ter acontecido devido ao facto de ter como base alguns conceitos já conhecidos e explorados em outras obras, o que retirou o fator novidade. Contudo, é de louvar a construção da narrativa e das personagens, que são credíveis e atraentes.

Sem ser uma leitura que marque particularmente, no final fiquei com a noção de que este foi também o primeiro livro de uma série, logo funciona como uma espécie de introdução. Assim sendo, vou apostar na leitura dos próximos volumes da saga, esperando tramas mais impressionantes e um maior desenvolvimento das personagens.

5 comentários:

Rita Verdial disse...

Eu adoroooo a Mercy! hehe
Mas confesso que os dois primeiros livros não me conquistaram. Gostei deles, mas achei que faltava qualquer coisa. Agora a partir do 3º, "Beijo do Ferro", rendi-me à série.
Neste momento falta-me ler o último que saiu, que assim que tiver conto lançar-lhe as mãos ^^

Cláudia disse...

Olá Rita! Estou neste momento a ler o segundo e continuo a ter a sensação de que falta alguma coisa, tal como dizes. Mas se dizes que a partir do 3º a série melhora eu fico mais descansada. Tenho o 3º já à espera na estante e vou pegar nele com alguma rapidez.
Beijo*

Rita Verdial disse...

Então faz isso, quando puderes lê o 3º. Estou curiosa por saber a tua opinião :)
Acho que é a partir desse livro que as coisas começam a encaixar melhor e também começam a aquecer.

Já consegui "O Diabo do Rio" graças a um passatempo, o que me deixou super feliz. Conto começar a sua leitura ainda hoje :)

Beijinho e boas leituras!

Cláudia disse...

Que sorte! Eu nunca ganho passatempos e farto-me de concorrer =(

Assim que tiver oportunidade pego no 3º ;)

Beijinho Rita!*

Rita Verdial disse...

Hehe eu de tempos a tempos lá tenho alguma sorte, mas desta vez até foi o meu namorado que ganhou para mim ^^

Beijinho*