quinta-feira, 14 de junho de 2012

Opinião: Senhores da Noite


Autor: Carla Ribeiro
ISBN: 9789898070470
Editora: Fronteira do Caos Editores (2010)


“Possuem o dom da imortalidade. Controlam as forças da magia com o poder da sua vontade e, com base na imunidade à morte, subjugaram a humanidade. Têm, contudo, uma fraqueza: vivem em guerra constante.”

Sinopse:

Carla Ribeiro revela um mundo governado por imortais, seres superiores e dotados de capacidades mágicas que usam os humanos consoante os seus desejos. Num ambiente negro, governado pelo terror, os imortais podem ser destruídos pelos seus iguais e. quando tal acontece, o poder do vencido é absorvido pelo vencedor. Segundo uma lenda antiga, o último imortal vivo terá acesso ao poder absoluto que o tornará Senhor da Noite.

Anos de guerra fazem com que existam poucos destes seres superiores. A história foca-se em Moranius Sinister, o mais antigo da sua raça, na sua amante, Deletress Aventra, e na irmã desta, Arcánia Aventra.

Opinião:

Estas personagens, que felizmente são ficcionais, estão muito bem conseguidas, com personalidades cruéis mas distintas e histórias que justificam, de certa forma, as suas cruéis ações. Aliás, um dos pontos fortes do livro é a revelação do passado de cada personagem feito em paralelo à ação principal, o que dá maior profundidade à história e aumenta, gradualmente, o mistério e o interesse do leitor.

SPOILER

Achei, contudo, que existiram alguns aspetos menos conseguidos, no final da história, nomeadamente a facilidade com que Deletress se aproximou da irmã e, sobretudo, da sobrinha. Depois de todas as desconfianças e artimanhas entre os imortais, as atitudes de Deletress e Arcánia foram um pouco desenquadradas, uma por estar a contar com as facilidades e a outra por acabar por demonstrar ingenuidade.

FIM DO SPOILER

A escrita de Carla Ribeiro é poética, mas fácil de acompanhar. A autora embrenha o leitor no seu mundo negro, sádico mas cativante. A sequência dos acontecimentos está bem conseguida, na medida em que desvenda aspetos importantes nos momentos certos, o que faz com que o leitor mantenha a leitura, na ânsia de descobrir mais acerca destas personagens e deste mundo.

No fim, fica a moral de que o mais poderoso nem sempre é aquele que o aparenta ser e que o grande inimigo pode estar escondido da pele de qualquer um. O final é surpreendente e consegue colmatar as falhas anteriormente apontadas. Uma leitura aconselhada aos fãs de dark fantasy.

Nota: Entrevista a Carla Ribeiro ao blog Uma Biblioteca em Construção aqui.

Sem comentários: