segunda-feira, 15 de maio de 2017

Opinião: Nos Sapatos de Valéria

Título Original: En los Zapatos de Valeria (2013)
Autor: Elízabet Benavent
Tradução: Sofia Goes
ISBN: 9789896652388
Editora: Suma de Letras (2017)

Sinopse:

Divertida, emocionante e sexy como tu! Valeria é uma escritora de histórias de amor. Valeria vive o amor de forma sublime. Valeria ama Adrian até que conhece Victor. Valeria tem de ser sincera consigo mesma. Valeria chora, Valeria ri, Valeria caminha... Mas o sexo, o amor e os homens não são objectivos fáceis. Valeria é especial. Como todas nós. Aviso: Pode causar dependência.

Opinião:

Divertido, fresco sensual e com uma mensagem pertinente. Nos Sapatos de Valéria proporcionou-me bons momentos de leitura e marcou pela diferença. Entrei nesta história com facilidade e adorei conhecer a protagonista e as suas três amigas, assim como os dramas e alegrias que cada uma delas vivia. No fim, fiquei com a sensação de que fazia parte deste grupo que, apesar de ter muitas diferenças, é bastante unido.

Quando conheci Valéria, percebi que ela era uma mulher com um grande potencial, mas que estava acomodada à vida. Ela parece ter tudo o que se pode desejar: um marido lindo, dedica-se à profissão que sempre desejou e tem amigas que estão lá para tudo. Contudo, é curioso constatar que as aparências, tal como diz a sabedoria popular, iludem. Valéria não é feliz. Sente segurança, mas não é feliz. A partir daqui, comecei a observar os pontos que apenas geram satisfação na sua vida e aqueles que ela tenta mascarar. Perante isto, a autora, Elísabet Benavent, leva-nos a pensar sobre se estamos acomodados ou não a algo da nossa vida e incentiva-nos a agir contra isso.

A certo momento, Valéria vê-se dividida entre o marido e um novo homem. Aqui, o leitor é levado a analisar os relacionamentos e sentimentos da protagonista. Existe o paralelismo entre segurança e aventura, mas também existe a definição de amor e paixão e as muitas dúvidas sobre como agir perante estas questões. Não vos quero falar muito mais sobre este assunto para não revelar mais do que o necessário, mas posso acrescentar que fiquei muito satisfeita com a resolução final. A ideia que é transmitida é que, antes de querermos sentir o amor do outros, temos de ser capazes de nos amarmos a nós próprios. A partir daí, existe maior consciência do que se quer e do que é melhor.

As amigas da Valéria fazem lembrar as de Carrie Bradshaw em "O Sexo e a Cidade". Atenção, não quero com isto dizer que são iguais, mas sim que cada uma delas representa uma vertente diferente do que é ser mulher. Além disso, cada uma delas tem a sua história paralela à da protagonista. Lola é divertida e a conclusão da sua história demonstra grande crescimento. Carmen foi a amiga que mais me cativou, talvez por parecer mais próxima da realidade. Nerea foi a mais distante de todas, até porque não teve momentos que a acompanhassem directamente e, por isso, fiquei com pena de não conhecer o seu lado mais particular.

A narrativa cativa desde o início e continua a agarrar até ao final. A sequência de acontecimentos faz sentido e levou-me a um ponto em que me senti parte do grupo. As descrições são bem conseguidas e embalam para o que está a acontecer. Os diálogos estão bem conseguidos e parecem naturais. Ao longo da história existem muitos momentos fortes, que me deixaram completamente embrenhada na leitura e a ansiar por mais. Existe muita tensão sexual em certa altura da trama, bem conseguida, mas mais à frente acaba por parecer demais.

A leitura faz-nos pensar sobre muitas questões das nossas vidas, quer sejam ligadas ao amor, amizade ou trabalho. É verdade que nem sempre percebi ou concordei com as decisões das personagens. Compreendi, por exemplo, a frustração de Valéria no seu casamento, mas não aceitei bem a forma como agiu. A certo ponto percebi que as minhas ideias sobre traição eram muito diferentes das da autora, e isso incomodou-me, uma vez que não justificou certas decisões. As conversas das amigas também incidiam demasiado sobre o mesmo tema, além de que me custou acreditar que elas fossem tão abertas em certas questões mais íntimas.

Nos Sapatos de Valéria aborda inúmeros assuntos e, como tal, é difícil não encontrar pelos menos um que nos identifiquemos. É uma leitura leve, mas que acaba por não ser demasiado "cor-de-rosa", já que no final nos dá uma boa lição sobre a realidade. Personagens divertidas e uma história que cativa.

Sem comentários: