quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Opinião: Simplesmente Nua (O Caso Blackstone #1)

Título Original: Naked (2012)
Autor: Raine Miller
Tradução: Leonor Bizarro Marques
ISBN: 9789898831811
Editora: TopSeller (2016)

Sinopse:

Brynne Bennet é uma jovem americana com um passado traumático que decide recomeçar a vida fazendo uma pós- -gradução em Londres. Para ganhar algum dinheiro extra, ela realiza também sessões fotográficas de nu artístico. Longe de casa, tenta assim dar um novo rumo à sua vida, mas a aproximação do bem-sucedido empresário Ethan Blackstone vai abalar o equilíbrio recém-conquistado.Ao visitar uma exposição fotográfica em que Brynne participa, Ethan decide comprar uma fotografia dela, mas percebe de imediato que deseja muito mais do que uma imagem emoldurada: ele quere-a nua na sua cama.Brynne deixa-se seduzir até não conseguir resistir ao charme do inglês. O que ela não sabe é se o desejo que sentem irá despertar ou afastar os demónios que carrega dentro de si.Conseguirá Ethan sarar as cicatrizes de Brynne para que ela se possa entregar verdadeiramente a ele? Ou será que as sombras do passado de Brynne vão destruir as hipóteses de serem felizes?

Opinião:

Se gostam de romances eróticos completamente previsíveis e com uma narrativa semelhantes a tantas outras, então vão gostar de Simplesmente Nua. Se, por outro lado, gostam de uma história original, de personagens cativantes e de um final inesperado, aconselho a apostarem noutro livro. Esta é uma leitura que vou esquecer rapidamente, ou pelo menos assim o espero.

Sim, este é o típico caso de mulher jovem conhece homem mais velho rico e poderoso, eles dizem sentir uma química instantânea, não descansam enquanto não vão para a cama umas quantas vezes, surgem problemas e afastam-se. Não consigo considerar que o que acabei de relatar é spoiler, pois, por um lado, é basicamente o que está na sinopse, e porque, por outro, é o que acontece em imensos outros livros. Imensos. Imensos mesmo! Então o que torna este diferente? Praticamente nada.

Brynne e Ethan não são personagens que se distinguem pelas suas personalidades. Não consegui sentir qualquer empatia com eles e nem sequer percebi como surgiu aquela ligação tão forte que a autora tenta descrever. Eles são figuras muito básicas. o facto de, logo no início, a autora revelar que Ethan e o pai de Brynne têm uma ligação fez-me observá-lo sempre com desconfiança. O único aspecto minimamente relevante é o mistério em volta do passado de Brynne, mas isso nem sequer é revelado neste volume.

O desenrolar da narrativa é demasiado rápido. Tanto que não consegui perceber o que levou Brynne, supostamente tão desconfiada devido a experiências anteriores, a aceitar que Ethan entrasse na sua vida quase sem o conhecer. A certo ponto, parece que a autora se limitou a descrever umas quantas cenas mais quentes só para marcar o período em que está tudo bem entre o casal. E, de um momento para o outro, surge o grande problema e o livro acaba imediatamente. Não se pode dizer que exista uma conclusão.

Só terminei esta leitura porque o livro é muito pequeno e tem uma letra grande. Não percebo por que motivo a autora não explorou mais a história e não desenvolveu convenientemente as suas personagens. É que assim seria preferível que não existisse uma trilogia mas sim um livro único que tivesse a história completa.

Sem comentários: