quinta-feira, 21 de julho de 2016

Opinião: Visão de Prata (Os Outros #3)

Título Original: Vision in Silver (2015)
Autor: Anne Bishop
Tradução: Luís Santos
ISBN: 9789896379704
Editora: Saída de Emergência (2016)

Sinopse:

Os Outros libertaram as cassandra sangue como forma de as proteger, não se apercebendo que as suas ações teriam consequências desastrosas.
Agora os videntes encontram-se em grande perigo e são presa fácil daqueles que procuram controlar os seus poderes divinatórios. Desesperado por respostas, Simon Wolfgard, um metamorfo líder entre os Outros, não tem outra escolha senão recorrer à ajuda da profetisa Meg Corbyn.
Meg ainda se encontra imersa no seu vício pela euforia que sente quando realiza profecias. Está ciente de que cada golpe da sua faca é um passo mais próximo da morte. Mas os Outros, bem como os humanos, precisam de respostas, e as suas visões são a única esperança para pôr fim ao conflito…

Opinião:

Visão de Prata superou as expetativas. Depois de ter gostado de Letras Escarlates mas de ter ficado um pouco desiludida com Bando de Corvos, foi com alguma apreensão que iniciei a leitura do terceiro volume de "Os Outros". Tinha receio de que a série tivesse entrado numa espiral descendente.  Porém, Anne Bishop deu-me provas de que a história de Meg e dos habitantes do Pátio ainda tem muito para dar!

Desta vez, senti-me rendida à história logo desde o início. Existe mais do que um foco de interesse. Porém, a protagonista, Meg, apesar de ser uma personagem que tem a minha simpatia, voltou a ser aquela que me parece ter um desenvolvimento menor. Existe uma questão à volta dela que é bastante pertinente e gostei da forma como foi chamada à atenção após uma determinada atitude. Faz sentido e mostra que também ela erra, apesar de ser vista como uma esperança para as suas iguais. Porém, não percebi o motivo para que o problema dela com a desordem e o caos apenas ter sido considerado no terceiro volume, quando, devido a uma série de condicionantes, deveria ter surgido logo no início.

Gostei muito da história em volta de Monty, um agente humano. Já sabíamos do seu problema familiar, mas ver tudo isso exposto foi uma lufada de ar fresco, além de que foi este o assunto que marcou o ritmo da trama. Simon volta a ser uma figura de grande destaque e a forma como ele gere o Pátio faz pensar que, apesar de nem sempre concordarmos ou enterdermos quem nos rodeia, podemos ser capazes de conviver com essa pessoas em harmonia se houver respeito mútuo. Já o acompanhamento de uma cassandra de sangue nova também deu uma nova perspectiva sobre estas jovens e proporcionou capítulos bem conseguidos e cativantes.

Adoro a forma como a autora consegue construir personagens que apresentem tão bem um lado racional e, ao mesmo tempo, primitivo. Os Outros voltam a dar um toque único a este livro. Divididos em diferentes grupos, consoante os animais ou as forças e elementos que os inspiraram, transmitem muito bem a essência de cada um. Ao mesmo tempo, protagonizam situações caricatas e fazem-nos pensar na simplicidade e beleza da natureza.

E além de me ter divertido e emocionado muito com esta leitura, também é verdade que alguns dos temas retratados me fizeram pensar na atualidade mundial. Afinal, a relação entre humanos e Outros serve de analogia para a discriminação a que se tem assistido em larga escala. O medo do que é diferente, a intolerância, a violência, a noção de superioridade e a incapacidade de respeitar o outro são algumas das ideias que a autora transmite ao longo da leitura. É impossível não comparar algumas das situações da trama com a realidade.

O final é muito apropriado. Passa para um plano mais geral deste mundo, dá algumas respostas, mesmo que de forma implícita, fala de superação e esperança. Anne Bishop recorda-nos que não podemos encarar o planeta e a natureza como propriedade, mas sim como uma casa que deve ser respeitada e cuidada. A autora volta a provar que, através de uma história bonita e original, consegue transmitir mensagens fortes e atuais. Estou muito curiosa para saber o que nos trará o próximo volume desta série.

Outras opiniões a livros de Anne Bishop:
A Voz
Os Pilares do Mundo (Trilogia dos Pilares do Mundo #1)
Luz e Sombras (Trilogia dos Pilares do Mundo #2)
A Casa de Gaian (Trilogia dos Pilares do Mundo #3)
Ponte de Sonhos (Efémera #3) 
Letras Escarlates (Os Outros #1)
Bando de Corvos (Os Outros #2)

Sem comentários: