quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Opinião: O Mar Infinito (A 5ª Vaga #2)

Título original: The Infinite Sea (2014)
Autor: Rick Yancey
Tradução: Miguel Romeira
ISBN: 9789722355889
Editora: Editorial Presença (2015)

Sinopse:

A Terra foi invadida por extraterrestres - os Outros -, que têm como único objetivo o extermínio de toda a população do planeta. Sem aviso, lançaram quatro vagas de destruição que devastaram parte da humanidade. Cassie Sullivan e os seus companheiros contam-se entre os poucos que sobreviveram.
Agora, com a espécie humana quase extinta e com uma quinta vaga em marcha, os jovens têm de tomar uma decisão crucial: enfrentar o duro inverno e ficar à espera que Evan Walter regresse, ou partir à procura de mais sobreviventes antes que o inimigo se aproxime demasiado - porque o próximo ataque é mais do que possível, é inevitável. Ninguém é capaz de prever até onde os Outros podem descer, nem estes sabem o quanto a humanidade se pode erguer.

Opinião:

Depois de todas as emoções que acompanham A 5ª Vaga, estava curiosa com a continuação desta obra de Rick Yancey. O Mar Infinito, segundo volume da trilogia chegou às minhas mãos e comecei imediatamente a ler. Posso desde já adiantar que deparei-me com momentos de muita ação, muitas revelações e, no final, voltei a duvidar de tudo aquilo que acreditava até ali. E sabem que mais? Gosto de livros que me levam a pensar de diferentes formas e a não ter a certeza de nada até às páginas finais e este é um deles!

Contudo, logo no início deparei-me com um obstáculo: a narrativa começava de uma forma rápida, com todas as personagens inseridas em momentos de ação. Ora, se isso, por um lado, pode ser bom porque mostra que o livro tem muitos acontecimentos de cortar o fôlego, por outros pode ser um pouco confuso. Tendo em conta que li o primeiro livro há mais do ano, previsava de um início que me relembrasse os acontecimentos principais do volume anterior e, principalmente, me ajudasse a recordar as personagens. Como tal, a leitura das primeiras páginas não foi fácil.

Felizmente, todos os pontos acabaram por serem ligados e eu lá consegui fazer as associações necessárias entre o primeiro livro e este. A partir daí, a leitura atingiu um ritmo mais rápido e, quando dei por mim, já estava mesmo a chegar à última página. A narrativa é muito rápida e há muito a acontecer. De forma a ajudar o leitor a compreender tudo o que está a acontecer, o autor optou por fazer uma divisão tendo como base os cenários. O meu preferido foi, sem dúvida, o último, por ser aquele que trazia um maior fator de novidade.

Cassie volta a ser uma personagem de grande foco, mas enquanto no primeiro livro era, sem dúvida, a protagonista, agora parece passar mais despercebida. Tem um papel muito importante, é verdade, mas o ponto de vista novo de outras figuras faz com que ela acaba para passar para um plano de menor interesse. Desta vez, senti falta do humor negro desta figura, mas entende que tal aconteceu devido às circunstâncias em que se encontra.

Desta vez, Ringer foi a personagem que mais me cativou. A personalidade dela é conflituosa e revoltada e existe uma necessidade enorme de a entender. Uma parte do seu passado é desvendada e, desta forma, ficasse com uma ideia da origem da enorme força desta rapariga. Mas devo dizer que o que realmente me cativou foi a situação final em que ela se encontrou. É através do ponto de vista de Ringer que ficamos a conhecer uma nova versão do que está a acontecer e é também através dela que as ideias que já aceitávamos como certas acabam por cair e dar origem a outras.

Gostei muito do livro, mas, ao mesmo tempo, fiquei com a sensação que tinha lido algo que não tinha um início ou um fim. O Mar Infinito é o segundo volume de uma trilogia e, por isso, percebe-se que não possa haver uma conclusão definitiva, mas gostaria que o autor tivesse encontrado um ponto de viragem mais consistente para que esta leitura terminasse com um outro sabor. Assim sendo, sinto  que acabei de ler algo que ficou incompleto.

O Mar Infinito mantém o entusiasmo e as emoções que surgiram em A 5ª Vaga, mas também deixou muito por explicar. Gostei do livro, mas estava à espera de mais respostas, não de mais perguntas. Agora, quero muito ler o próximo livro. Estou curiosa para saber quais vão ser os desenvolvimentos das personagens e qual é, afinal, o segredo de todo este mundo.

Outras opiniões a livros de Rick Yancey:
A 5ª Vaga (A 5ª Vaga #2)

2 comentários:

Rosana Maia disse...

Olá Cláudia :)

Também li "O Mar Infinito" mal ele foi publicado, e a minha opinião foi muito semelhante à tua. A única diferença foi que tinha lido "A 5ª Vaga" no mês anterior. Por isso acho que não terá sido só por teres lido o livro há muito tempo. O livro está, de facto, na minha opinião muito menos claro em relação ao anterior. Claro que gostei na mesma :), e quero muito ler o próximo, mas principalmente na parte inicial a falta de clareza nota-se bastante.

Beijinhos,
Rosana

Cláudia disse...

Olá Rosana!
Eu pensava que tinha tido essa sensação por ter lido o primeiro livro há muito, mas assim vejo que o início está realmente confuso. Felizmente tudo melhora com a continuação da leitura. Agora é esperar pelo próximo que, infelizmente, ainda deverá demorar, já que o original está previsto para 2016.

Beijinho!