sábado, 16 de maio de 2015

Opinião: A Perfumista

Título original: Il Sentiero dei Profumi (2014)
Autor: Cristina Caboni
Tradução: António Fournier
ISBN: 9789898775351
Editora: Suma de Letras (2015)

Sinopse:

Elena Rossini, herdeira de uma tradição familiar da arte dos aromas, não confia em ninguém, não tem nenhuma certeza e deixou de acreditar no amor. Só se sente segura quando cria novos perfumes. Os aromas são o seu caminho para chegar ao coração das pessoas. Falam dos pensamentos mais profundos, das esperanças mais íntimas: a íris oferece confiança, a mimosa dá felicidade, a baunilha protege... E Elena sempre aprendeu a ser forte. Desde o dia em que a mãe partiu, abandonando-a quando ela era apenas uma criança à procura de amor e carinho, fechou as portas à emoção e conta apenas consigo.
Agora o destino volta a pôr Elena à prova: terá de começar do zero em Paris, a capital do perfume. Em pouco tempo consegue provar que tem um talento único para criar o perfume exacto para qualquer ocasião: reconquistar um amor perdido, superar a timidez, encontrar a serenidade.
Será em Paris que Elena conseguirá também abrir-se às suas emoções e seguir o caminho do amor?

Opinião:

Ler A Perfumista é conhcer uma bonita história de vida, de amor e de superação. Isto, claro, sempre tendo em mente as mais diferentes fragâncias. Ou este não fosse um livro sobre uma mulher que é um "nariz", ou seja, alguém extremamente sensível aos cheiros.

Ao longo de toda a narrativa é possível perceber que a autora, Cristina Caboni, é uma pessoa muito ligada ao que é natural, às flores e aos cheiros. E através da trama entende-se ainda que tem uma boa capacidade de observação e análise dos outros, uma vez que é capaz de criar personagens que parecem ser compostas por várias camadas e ainda estabelecer relações complexas e bastante credíveis.

A protagonista, Elena, é inicialmente vista como a típica jovem-mulher ingénua que tenta afastar-se do seu passado, conquistar o seu lugar no mundo e preparar um futuro estável ao lado de alguém que a trate bem. Mas a vida, como sempre, mostra que nem sempre tudo acontece como desejamos. É neste ponto que conhecemos Elena, e a empatia por ela surge naturalmente. Afinal, é uma mulher doce e em sofrimento. Mas com o decorrer da leitura, assistimos à forma como ela ultrapassa as dificuldades e se descobre a si própria.

Gostei da forma como Elena desenvolveu ao longo da narrativa, apesar de algumas vezes a sua ingenuidade me ter feito desejar que fosse mais desconfiada. Mas aquilo que verdadeiramente me agradou nela foi a forma como se relacionou com um novo homem. Afinal, esta também é uma história de amor, mas os sentimentos desenvolvem-se de uma forma gradual, o que faz com que seja mais credível.

Existem ainda outras relações que enriquecem a narrativa. Para além ligação entre homem-.mulher, existe ainda o vínculo entre amigas, mãe e filha e entre neta e avó. Os sentimentos e complexidades dos laços estão muito bem explorados, apesar de, como é natural, haver relações que agradam mais do que outras.

Adorei o pormenor que acompanha todos os capítulos. No início de cada um, a autora escolheu uma fragância e explicou-a com recurso a ideias, sensações e sentimentos, de modo a que nos fosse possível entender ao que cada uma delas cheira e ao que cada uma delas poderá estar associada. Afinal, o olfato é um sentido que remete imediatamente para recordações, lugares, pessoas e estados de espírito.

Penso que uma das lições desta leitura é que aquilo que queremos para nós nem sempre é o que realmente desejamos. Além disso, esta é ainda uma história de confiança nos outros e em nós própios, pois só assim se consegue alcançar a verdadeira felicidade.Um romance bonito, que surge como uma lufada de ar fresco.

2 comentários:

Tita disse...

Este livro chamou-me a atenção pela capa e depois quando li a sinopse ainda mais curiosa fiquei. E agora, depois de ler a tua opinião, quero mesmo muito ler =)
Bjs

Cláudia disse...

Olá Tita. Espero que tenhas oportunidade de o ler e que gostes tanto quanto eu gostei :) Beijinho*