sábado, 4 de abril de 2015

Opinião: Quatro - Histórias da Série Divergente


Autor: Veronica Roth
Título Original: Four - A Divergent Collection (2014)
Tradução: Alcinda Marinho
ISBN: 9789720047250
Editora: Porto Editora (2015)

Sinopse: 

Para os fãs da saga «Divergente», pela autora bestseller do New York Times Veronica Roth, surge "Quatro", um volume complementar que inclui 4 novas histórias anteriores à narrativa principal e 3 cenas exclusivas de «Divergente» – todas contadas do ponto de vista de Tobias Eaton.Lidas em conjunto, estas histórias iluminam segredos obscuros da vida de Tobias e acompanham o seu processo de integração na fação Intrépidos. Finalmente, fornecem em primeira mão momentos privilegiados entre os protagonistas da saga.

Opinião:

É sempre bom voltar a um universo que me cativou e ao qual pensava que não iria retornar. Como se pode ver na minhas opiniões, eu gostei bastante da trilogia Divergente, de Veronica Roth, que já chegou à sua conclusão. Contudo, perante o sucesso destes livros, a autora teve a oportunidade de pegar em alguns rascunhos antigos e oferecer uma imagem mais próxima de uma das personagens mais amadas: Quatro.

Apesar de achar que esta série é muito boa quer pela história que conta, quer pelas muitas mensagens que podem ser transportas para a nossa realidade ou pelas suas personagens marcantes, a verdade é que estava um pouco reticente antes de iniciar a leitura de Quatro - Histórias da Série Divergente. Afinal, achei que a conclusão da trilogia estava muito boa e tinha que receio que mais um livro pudesse ser um exagero. Não sabia o que esperar destas páginas e não queria que fosse um "recontar" tudo o que já sei por outro ponto de vista.

Não li a sinopse do livro, por isso só quando o comecei a ler é que percebi que se tratava de um conjunto de quatro contos mais o recontar de três cenas que se passaram no primeiro volume da trilogia. Confesso que, de toda a leitura, gostei mais dos três primeiros contos, pois passam-se num período anterior à escolha de Tris de ir para os Intrépidos.

Não é que estes contos tragam novas informações. Não trazem, pois tudo o que neles é relatado já tinha sido desvendado ao longo da leitura da trilogia. Contudo, gostei bastante de acompanhar a evolução de Quatro, que passou de menino frágil dos Abnegados a grande promessa nos Intrépidos. A dificuldade da Escolha, a integração na nova facção, a aceitação de quem ele é e a descoberta de tantos segredos obscuros fazem acreditar que esta personagem é real. Não admira que, no início, Veronica Roth o tenha escolhido como seu protagonista, tendo trocado Quatro por Tris mais tarde.

Nestas páginas, Quatro deixa de ser o instrutor que parece saber sempre o que está a fazer para ser um rapaz que nunca deixou de procurar o seu lugar na sociedade e que deseja o bem comum. O sofrimento por que passou torna-o numa pessoa mais forte e mais atenta às necessidades dos outros, o que faz com que seja fácil gostar dele.

Quanto aos momentos que são recontados, eles trazem uma leve sensação de nostalgia. Afinal, já sabia o que iria acontecer pois já os tinha lido, mas gostei de perceber que também Quatro tinha tantas inseguranças quando estava a lidar com os seus alunos e principalmente com Tris. Vê-la aos olhos dele é perceber que a paixão foi imediata.

Esta não é uma leitura marcante, mas proporciona momentos agradáveis, para além de que acabou por me fazer sentir mais próxima de mais personagens e mais conhecedora deste universo. Contudo, senti que alguns momentos pecaram pela falta de coerência. Por exemplo, há um conto onde é dito que é Marcus quem sempre cortou o cabelo ao filho, para num outro conto ser referido que cortar o cabelo foi algo que ele sempre fez sozinho. Pormenores que causam estranheza.

Quatro - Histórias da Série Divergente é o livro que os fãs da trilogia vão querer ler. Não tem novidades ou grandes dados novos, mas vão ver que vai saber bem voltar a um local que tantas emoções provocou e tanto cativou.

Outras opiniões a livros de Veronica Roth:
Divergente (Divergente #1)
Insurgente (Divergente #2)
Convergente (Divergente #3)

Sem comentários: