quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Opinião: Encontro em Itália

Autor: Liliana Lavado
ISBN: 9789897540950
Editora: Marcador (2014)

Sinopse.

"Encontro em Itália" revela a história de dois amigos de infância. Henrique e Sara que pouco têm em comum, para além de uma paixão por livros e uma amizade que ambos já deram como perdida. Após vários anos afastados, ele é agora um estudante finalista de Literatura Inglesa que olha com receio os dias fora das paredes seguras da Universidade e ela uma aspirante a escritora que se esvanece no tumulto de um grupo amigos problemáticos. Durante uma viagem a Itália, que tem tudo para ser perfeita, vão encontrar um livro misterioso, um gato com um estranho sentido de humor e uma inesperada aventura que os volta a juntar no mesmo caminho. Henrique e Sara podem ter encontrado um no outro o pretexto que tanto procuravam para adiar decisões e contornar o futuro.

Opinião:

Comecei a ler Encontro em Itália com expectativas. Até então só tinha lido um livro de Liliana Lavado, Inverno de Sombras, e este deu-me a sensação de estar perante uma autora original e com o dom de contar histórias. Este novo livro corresponde a esse sentimento. A autora voltou a agarrar-me às páginas de um livro.

Em primeiro lugar, quero salientar o facto do título e capa poderem sugerir um outro tipo de trama. A primeira vez que peguei no livro tive a sensação de que ia estar perante um romance passado em Itália, mas não é bem assim. Existe romance e também existe uma breve passagem por Itália, mas aquilo que considero mais forte é a componente fantástica e as relações estabelecidas entre as diferentes personagens.

Henrique e Sara são as personagens principais. Achei curioso o facto de a autora querer mostrar que numa relação antiga existem coisas que mudam mas outras que permanecem, Assim sendo, as vidas que estas duas figuras tomaram levou-as a viver experiências diferentes e que se reflectem naquilo que tentam transmitir aos outros. Contudo, a essência permanece. Gostei do contraste que existe entre eles, mas confesso que Sara nem sempre me agradou. Dá para perceber que esconde algo, e quando isso é revelado não o considerei justificação para as suas acções. Já Henrique pareceu-me mais consistente e real.

As personagens secundárias têm uma presença muito forte nesta narrativa e tal deve-se às personalidades de que foram dotadas. O grupo de amigos de Sara é bastante curioso por ter tantas imperfeições, mas existiram momentos em que me pareceu um pouco confuso. Digo isto por causa das muitas intrigas que existem neste meio. Os pais de Sara foram credíveis e pareceram-me bastante humanos, sendo que as suas atitudes correspondem às circunstâncias. O amigo de Henrique é divertido e a transformação por que passa é interessante. A irmã de Sara representa as pessoas demasiado influenciáveis e, apesar de não me ter agradado, percebi o seu papel.

A trama em si tem muitas ideias interessantes, mas no final fiquei com a ideia de que elas nem sempre jogaram bem umas com as outras. Digo isto porque tive a noção de estar perante duas histórias diferentes, sendo que o que as separa é uma revelação. Antes da revelação, pensava estar perante um romance sobrenatural que me estava a divertir, mas depois disso entendi que afinal o tema principal era outro, e tudo mudou. A trama passou a ser mais pesada, quebrando com o que tinha sido apresentado nas páginas anteriores. Gostaria que a ligação entre as duas partes estivesse mais fluída, quer seja pelos elementos quer pelo tom.

Contudo, a verdade é que não consegui largar o livro até chegar à última página. Existe sempre algo a acontecer, existe sempre a sensação de que há mais a descobrir e queria, mais do que tudo, saber o destino das personagens. Não fiquei feliz com o final. Não é que eu seja fã de conclusões cor-de-rosa e previsíveis, mas é que achei ficou demasiado afastado do teor que o a história sugeria, para além de que não deixou qualquer noção de esperança, algo que para mim é importante.

Encontro em Itália proporcionou-me uma leitura agradável e diferente do habitual. Apesar de possuir pontos mais fracos, fez-me pensar sobre o que une as pessoas, sobre amor, sobre mudanças e sobre prioridades. Liliana Lavado é uma autora original e criativa e por isso vou continuar atenta ao seu trabalho.

Outras opiniões a livros de Liliana Lavado:
Inverno de Sombras

Sem comentários: