quarta-feira, 23 de julho de 2014

Vida J.R.R. Tolkien inspira dois filmes


Após o sucesso da adaptação cinematográfica da trilogia O Senhor dos Anéis e de O Hobbit (cujo último filme irá sair este ano, a 18 de dezembro), a Fox Searchlight e a Attractive Films querem desenvolver produções inspiradas na vida de J. R. R. Tolkien.

Segundo a imprensa, a produtora britânica Attractive Films está a preparar o filme Tolkien & Lewis. O filme narrará a história da amizade e o afastamento de J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis, dois dos escritores mais célebres do século XX. A realização caberá a Simon West, enquanto Mark Cooper, Michael O'Sullivan e Joan Lane são os nomes apontados para a produção.

Já a Fox Searchlight prepara o filme Tolkien, que abordará a vida inteira do autor.  Os períodos em que J. R. R. Tolkien foi soldado na Primeira Guerra, descoficador na Segunda Guerra e ainda a sua experiência enquanto professor universitário serão alguns dos pontos de maior foco. O argumento será de David Gleeson.

Estas não são as primeiras tentativas de trazer a vida de Tolkien ao grande ecrã. Afinal, a Tolkien Estate, organização que protege e gere a propriedade do autor britânico, já impediu que a realização de diversas adaptações e ainda não se pronunciou sobre as propostas da Attractive Films e da Fox Searchlight.

2 comentários:

Marcos* disse...

Eis aí uma notícia que gera inevitável curiosidade - bem como a informação, por mim desconhecida até agora, de que a Tolkien Estate já vetou antes a produção de filmes sobre a vida do Professor. Não há duvida de que uma boa (BOA) cinebiografia de Tolkien seria recebida com emoção por todos os seus fãs mundo afora, mas produzi-la será, sem dúvida, um desafio. É esperar para ver.

Cláudia disse...

Olá Marcos! Eu adorava ver uma biografia de Tolkien chegar ao cinema, afinal trata-se de um autor que admiro e de um homem que teve uma vida muito interessante. Contudo, tenho a sensação de que não vai ser fácil passar o projecto para a grande tela. Estou como tu, é esperar para ver.*